Página - AMM acompanha a situação dos municípios afetados pelas queimadas
AMM acompanha a situação dos municípios afetados pelas queimadas
Efeito de Onda
Página AMM acompanha a situação dos municípios afetados pelas queimadas
Queimadas
Crédito: MaykeToscano -Secom-MT
Os prejuízos causados pelas queimadas levaram vários municípios de Mato Grosso a decretarem situação de emergência. Entre os municípios mais afetados pelos incêndios estão Poconé, Barão de Melgaço e Cáceres, localizados na região do Pantanal, além de Chapada Guimarães e Cuiabá.
Depois do Pantanal, a situação mais crítica foi registrada no município de Chapada dos Guimarães, onde os focos de incêndios florestais chegaram ao Parque Nacional e também afetaram os moradores da região com o forte calor e o excesso de fumaça.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, Neurilan Fraga está acompanhando de perto a situação das queimadas nas diferentes regiões. Ele ressalta que os impactos com a fumaça estão refletindo diretamente na vida da população. “As consequências são os problemas respiratórios, e as muitas pessoas acabam sobrecarregando as unidades de saúde, justamente em um período que os municípios ainda estão lutando no combate á Covid-19. Estamos orientamos os gestores quanto a situação das queimadas, para que procurem a Defesa Civil”, assinalou.
A Defesa Civil também está auxiliando as prefeituras para que os gestores consigam recursos destinação à contratação de serviços emergenciais nas áreas atingidas pelo fogo.
Em razão da baixa umidade do ar e do aumento dos focos de incêndio em áreas próximas a Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro decretou recentemente estado de emergência na Capital. O documento também determina uma força-tarefa em todas as áreas para a implantação de ações que possam minimizar os danos resultantes das condições climáticas.
O Governador do Estado editou o decreto que permite ações emergenciais, como a compra de bens e materiais sem licitação e autoriza a busca de auxílio do governo federal para enfrentar os problemas. Com o decreto autorizado o acesso aos serviços de combate às queimadas será de forma mais rápida e também permite que os prefeitos busquem recursos estaduais e federais.
O Governo Federal anunciou a liberação de 10 R$ milhões para o Estado e autorizou o repasse de uma parte para os municípios afetados pelo fogo na região do Pantanal.
Notícias para Você
Notícias para Você
07 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Atuação da AMM em defesa da agricultura familiar será destaque em evento nacional no Espírito Santo
As ações da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para o fortalecimento das agroindústrias e dos serviços de inspeção municipal em Mato Grosso serão destaque no Congresso Nacional dos Serviços de Inspeção Municipal (CONASIM), que será realizado de 12 a 15 de novembro, em Guarapari,…
06 de Novembro de 2025 Destaques AMM
Conexão CNM terá programação para secretários municipais de diversas áreas
Além de reunir prefeitos e vereadores para um amplo debate sobre os principais desafios das gestões locais, a edição mato-grossense do Conexão CNM terá uma programação específica para secretários municipais de diversas áreas. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no Hotel Dev…