Página - ALMT recebe Seminário Nacional de Resíduos Sólidos
ALMT recebe Seminário Nacional de Resíduos Sólidos
Efeito de Onda
Página ALMT recebe Seminário Nacional de Resíduos Sólidos
Crédito: Prefeitura de Várzea Grande
Política Nacional de Resíduos Sólidos, experiências de inclusão de catadores de materiais recicláveis, lixo produzido pelo agronegócio – tais serão alguns dos principais temas em discussão no XIII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, que será realizado de quinta-feira até sábado (dias 27, 28 e 29), no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa.
Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o evento acontece a cada dois anos e reúne especialistas do país inteiro para interagir, avaliar experiências, além de conhecer tecnologias e procedimentos inovadores para a gestão sustentável do lixo gerado no dia a dia. Com 52 anos de atuação em defesa do saneamento e meio ambiente, a Abes congrega atualmente mais de dez mil profissionais e objetiva promover atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão pública voltadas à melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Neste ano, o encontro tem ainda o apoio da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Aesa-MT), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) e da ALMT - que cedeu o espaço para a realização do simpósio.
QUINTA-FEIRA
Na quinta-feira, entre 8h e 8h30, a organização fará o credenciamento. A seguir, até as 9h30, está programada a cerimônia de abertura. Daí até as 10h30 será proferida pela representante do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Maria Faria Veloso, palestra magna sob o tema “Política Nacional de Resíduos Sólidos – Obrigação Legal”.
Depois, até a hora do almoço, será realizado o primeiro painel do seminário: “Soluções e Técnicas Adotadas com os Resíduos Sólidos no Brasil”, ministrado pela presidente do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU-DF), Eliana Kátia Tavares Campos e pelo presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Aparecido Hojaji. O painel será coordenado pela representante da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (FAET-UFMT), Margarida Marchetto.
Depois do almoço, no segundo painel do encontro – entre 13h30 e 15h30 -, outro importante tema em discussão: “Economia Solidária e Catadores”. Sob a coordenação de Solange Cruz, que representará a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT).
Entre 15h45 e 17h45, coordenado por Francisco Holanildo - representante da Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso (Funasa-MT) – será realizado o terceiro painel, sobre “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos”.
Em paralelo, haverá apresentação de trabalhos técnicos.
SEXTA-FEIRA
No segundo dia do encontro, pela manhã, o debate segue na esteira da palestra “Gestão sustentável dos resíduos sólidos: uma ferramenta de proteção climática”, sob coordenação de Sara Caporossi, da Abes.
Após o almoço, entre 13h30 e 14h25, o quarto painel, sob o tema “Plano Municipal de Saneamento Básico – a experiência de Mato Grosso”, coordenado por Eliana Beatriz Rondon, da UFMT.
O quinto painel – das 14h25 as 16h10 – abordará “Logística Reversa”, sob coordenação de Denise Duarte, representante da Abes em Mato Grosso.
Das 16h15 as 18h, o sexto painel será sobre “Alternativas para aproveitamento de resíduos”, coordenado por Aldecy de Almeida Santos, da UFMT.
SÁBADO
O último dia do evento será reservado às visitas técnicas – ao Centro Sebrae de Sustentabilidade e à fábrica da Votorantim.
A programação completa do seminário pode ser conferida na internet, por meio do link (https://bit.ly/2Q4Anxm). Quem quiser saber mais sobre a Abes encontrará informações na página da instituição (www.abes-dn.org.br).
Notícias para Você
Notícias para Você
25 de Setembro de 2026 Destaques AMM
AMM realiza oficina prática sobre incidências tributárias na folha de pagamento do eSocial
Servidores das áreas de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal de 54 municípios de Mato Grosso participam nesta sexta-feira (25) de uma oficina prática sobre as tabelas de incidências tributárias na folha de pagamento exigidas pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais…
23 de Setembro de 2026 Destaques AMM
AMM conclui votação complementar da eleição com participação de mais de 111 prefeitos
Foi realizada nesta quarta-feira (23), na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá, a votação complementar da eleição para a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da entidade, referente ao mandato de 2027 a 2029. A sessão ocorreu das 14h15 às 17h e reuniu prefeitos…