Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Ações de combate à Hanseníase serão descentralizadas em MT

Ações de combate à Hanseníase serão descentralizadas em MT

Efeito de Onda

Página Ações de combate à Hanseníase serão descentralizadas em MT

  • 01/02/2016 às 08:56

Fonte: Assessoria NAV-MT

Crédito: Divulgação/Governo Federal

Mato Grosso é o Estado brasileiro com maior coeficiente de detecção da Hanseníase. Em 2015, este coeficiente chegou a 88 casos para cada 100 mil habitantes, segundo o balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Com essa preocupação, o Núcleo de Ações Voluntárias (NAV-MT), em parceria com a SES, levou ao município de Ribeirãozinho uma capacitação para os profissionais de saúde da região.

Nesta sexta-feira (20.01), a primeira-dama e coordenadora do NAV-MT, Samira Martins e o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, visitaram a unidade básica de saúde do município, local de realização do curso. A iniciativa reuniu médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, bioquímicos e outros profissionais de saúde de Ribeirãozinho e das cidades vizinhas de Torixoréu e Ponte Branca.

Samira agradeceu ao interesse dos profissionais capacitados e dos servidores da SES que levaram o curso para o município. “Nós sabemos que Ribeirãozinho é muito longe e o quanto é difícil trazer a saúde para cá. Mas vocês precisam mais disso neste momento do que os grandes centros”, destacou a primeira-dama.

Falar na doença ainda era considerado um tabu, segundo o prefeito Marcos Moreira. A ideia de segregação do paciente doente era muito comum e agora o município dá os primeiros passos no diagnóstico e tratamento da doença. “Isso poderia acontecer em uma cidade maior, como Barra do Garças, mas está acontecendo em Ribeirãozinho, uma cidade de 2.200 habitantes. Isso nos dá uma dimensão de como a saúde está sendo tratada no estado, com foco não só nos grandes centros, mas nos municípios menores”, disse.

“Nenhum mato-grossense será deixado para trás”. A frase é conhecida por ser um compromisso do governador Pedro Taques, que o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, fez questão de lembrar durante sua visita ao município. Ele destacou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento à Hanseníase, que após iniciado não oferece riscos de contágio.

Bermudez também aproveitou a oportunidade para fazer um apelo à população e aos profissionais de saúde no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. 

Além de acompanhar a capacitação na unidade básica de saúde, a comitiva também conheceu as instalações do Hospital Municipal Nossa Senhora D’Abadia, a Secretaria Municipal de Assistência Social, além de conceder entrevista à radio comunitária do município.

Governo do Estado
saúde
hanseníase
active
Plugin