Página - A crise intensificou a judicialização dos serviços e deve-se evitar isso, alerta palestrante do Diálogo
A crise intensificou a judicialização dos serviços e deve-se evitar isso, alerta palestrante do Diálogo
Efeito de Onda
Página A crise intensificou a judicialização dos serviços e deve-se evitar isso, alerta palestrante do Diálogo
Crédito: Agência CNM
“A crise fez aumentar a judicialização de tudo”, adverte o promotor Rodrigo Moraes, palestrante do Diálogo Municipalista – Encontros Regionais do Centro-Oeste. O último painel do dia abordou a Judicialização da Saúde. O evento reúne gestores de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em Caldas Novas (GO).
O planejamento exposto pelo promotor é um exemplo a ser seguido para a redução da judicialização. Ele foi colocado em prática no Rio Grande do Sul, mas funciona em todos os Estados, assegura o palestrante. “Temos divergências [entre governo e órgãos de justiça] mas devemos evitar o caos. A política pública não pode ser judicializada e temos que fazer isso urgente”, chama a atenção.
Segundo promotor, não é dizer pro juiz não ceder aos pedidos do cidadão e sim pedir para ele conhecer o que está concedendo. “Quer dar um medicamento que não está na lista? OK, porém o médico tem que declarar porquê e assinar termo que assegura nenhum vínculo com a indústria farmacêutica”, explica Moraes.
Amanhã, dia 12 de novembro, os participantes assistirão painéis de Educação e Finanças.
Notícias para Você
Notícias para Você
10 de Novembro de 2025 Radar AMM
FPM de novembro começa a cair hoje; prefeituras de MT recebem R$ 209 milhões, alta de 9,9%
Considerado uma das principais fontes de receita dos municípios mato-grossenses, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro começa a ser repassado às prefeituras nesta segunda-feira (10). Conforme levantamento da equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)…
10 de Novembro de 2025 Destaques AMM
AMM sediará congresso que vai debater os principais desafios para as eleições de 2026
A pouco menos de um ano para as eleições, intensificam-se os debates sobre transparência, ética pública e o impacto das novas tecnologias no processo eleitoral. Para contribuir com essa discussão, será realizado, de 26 a 28 de novembro, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o…