Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Volta às aulas presenciais: Como será o 2º semestre nas escolas municipais

Volta às aulas presenciais: Como será o 2º semestre nas escolas municipais

Efeito de Onda

Página Volta às aulas presenciais: Como será o 2º semestre nas escolas municipais

  • 03/08/2021 às 14:40

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Crédito: Assessoria da Prefeitura

As aulas presenciais do segundo semestre do ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino de Novo Horizonte do Norte, estarão voltando de forma híbrida. O primeiro semestre deste ano, foi realizado inteiramente pela internet.

Para evitar aglomerações no transporte escolar, nas primeiras semanas serão de forma gradativamente por escola, para saber quantos alunos terão por ônibus.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Aparecido, dia 09 de agosto, inicia-se apenas na Escola Estadual Rosmay Kara José. Nas semanas seguintes, serão a vez das escolas municipais: Ulisses Guimarães (16), Professora Neiva (23) e na Escola Guinter (30).

Para os alunos das escolas que não estarão de forma presencial, as aulas seguirão no formato on-line.

Nas salas de aulas, estarão seguindo os protocolos adotados por outros municípios do estado de Mato Grosso, com apenas 50% dos alunos em alas de aulas. “Na normalidade, a sala de aula tem entre 20 e 25 alunos. Com esses protocolos, o número será reduzido para até 12 alunos”, disse Reinaldo.

Além disso, serão disponibilizadas pias para os alunos lavarem as mãos, saboneteira e álcool em gel nas salas e corredores das escolas.

Em cada viagem que o ônibus chega a sede do município, os motoristas estarão desinfetando os veículos com álcool 70, se utilizando de bombas manuais. Antes de entrar nos ônibus, serão aferidas as temperaturas dos alunos.
 
“Não é obrigatório, os pais enviarem os filhos para a escola, mas se optarem em não enviar, os pais deverão assinar uma declaração de compromisso, na qual os filhos estarão fazendo as atividades de forma on-line. Os pais que enviarem os filhos, também estarão assinando um termo concordando que o filho venha para a escola”, explicou o secretário.

Com relação a merenda escolar, serão servidos por turma no refeitório, sempre respeitando o distanciamento. Em seguida, retornarão à sala de aula para fazer a alimentação.

Ainda conforme o secretário Reinaldo, com a volta parcial das aulas, os professores terão os serviços triplicados, pois segundo ele, terão que fazer trabalhos presenciais e ao mesmo tempo on-line para aqueles que não estarão na escola.

Em Novo Horizonte do Norte, os profissionais da rede municipal de ensino estão 100% vacinados, mas apenas com a primeira dose da vacina.

“A pessoa não está imunizada com apenas uma dose, mas estaremos seguindo os protocolos de todos os municípios do estado. Entendendo que apenas com aulas on-line por muito tempo, pode trazer algum prejuízo às crianças, estamos voltando, mas de forma cautelosa com as aulas presenciais”, finalizou o secretário de educação de Novo Horizonte do Norte, professor Reinaldo Aparecido.

Ao todo, são 364 alunos matriculados na rede municipal de ensino do município, sendo: 190, Escola Ulisses Guimarães (01º ao 04º ano), 104, Professora Neiva (pré I e pré II) e 70, Padre Guinter (berçário I e II e maternal. Desse total, 179 alunos são residentes na área rural.

active
Plugin