Página - Vigilância Ambiental intensifica ações de combate a dengue
Vigilância Ambiental intensifica ações de combate a dengue
Efeito de Onda
Página Vigilância Ambiental intensifica ações de combate a dengue
Crédito: Assessoria da Prefeitura
Em todo o Brasil, os casos de dengue e o índice de infestação pelo Aedes aegypti aumentaram de forma exponencial. Em Campo Verde, com a volta das chuvas a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde alerta a população sobre a importância de se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e intensifica o combate ao transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
As orientações são para que os moradores eliminem todo e qualquer recipiente que possa armazenar água e servir como criatório para o mosquito, como pneus velhos, latas, embalagens plásticas e garrafas pets. Vasos de flores também devem ser vistoriados com frequência, pois são nesses locais que o Aedes põe seus ovos. Ao eliminá-los, quebra-se o ciclo de reprodução do vetor.
De acordo com a Vigilância Ambiental, a quantidade de focos do mosquito encontrado nas residências é grande. O número de pessoas contaminadas também. Somente no mês de dezembro foram notificados 38 casos de dengue em Campo Verde e um óbito pela doença foi registrado no município em 2023. “O que a população pode fazer para reduzir [o índice de infestação] é nos comunicar sobre possíveis focos e olhar as próprias casas, principalmente vasos de flores, bromélias e pneus. E fazer a parte dela”, enfatiza a diretora da Vigilância Ambiental Mayra Zunta.
Ela explica que, além do trabalho orientativo, o órgão fará também borrifação com larvicida. E como forma de intensificar o combate e reduzir os focos do mosquito, agentes de endemias estão intensificando as vistorias nas casa e quintais. Os trabalhos, que tiveram início na terça-feira (2), pelo bairro Santa Rosa, já atingiu o Jardim América, chegou ao Recanto dos Pássaros II nesta quarta-feira (3) e deverá se estender por outros bairros da cidade nos próximos dias.
De acordo com Mayra Zunta, além de orientar sobre os riscos das doenças e, em alguns casos, fazerem a remoção de todo o material que possa acumular água, os agentes informam aos moradores que uma equipe da Secretaria Municipal de Obras, auxiliada por uma pá-carregadeira e um caminhão, passará fazendo o recolhimento dos entulhos, que devem ser colocados na rua, ao lado do meio-fio.
A participação dos moradores no combate ao Aedes aegypti é fundamental, observa Mayra Zunta. “Sem a ajuda da população a gente não consegue conter [a proliferação do mosquito]”, reconheceu ela.
Notícias para Você
Notícias para Você
05 de Novembro de 2026 CUIABÁ
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá, recebe exposição fotográfica coletiva “À Beira”
O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha recebe, até o dia 30 de dezembro, a exposição fotográfica coletiva “À Beira – o rio, a gente e o tempo”. O evento, com entrada gratuita e classificação livre, é realizado com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal…
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos