Página - Várzea Grande investe em novas praças para garantir lazer e qualidade de vida
Várzea Grande investe em novas praças para garantir lazer e qualidade de vida
Efeito de Onda
Página Várzea Grande investe em novas praças para garantir lazer e qualidade de vida
Crédito: Assessoria da Prefeitura
A inauguração da Praça General Couto Magalhães em comemoração aos 70 Anos de Emancipação Político Administrativa de Várzea Grande ocorrida no último dia 23 de setembro e o Aniversário de Nascimento do fundador da segunda maior cidade de Mato Grosso, comemorado no dia 1 de novembro, deu início a um pacote de 15 Praças que a Administração local decidiu promover.
“Queremos humanizar ainda mais Várzea Grande e despertar na população a importância de locais de lazer, interação social e de boa convivência entre toda a população de nosso município, além de chamar a responsabilidade de cada cidadão em preservar os bens públicos que atendem a toda população”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos e lembrou aos presentes à necessidade de manter os bens públicos em benefício de toda a cidade.
A Praça General Couto Magalhães está localizada entre as principais Avenidas de Várzea Grande – Couto Magalhães e Governador João Ponce de Arruda - e se torna um símbolo de resgate histórico e de modernidade da cidade.
Com a estimativa de investir cerca de R$ 4,5 milhões nas 15 praças, a administração municipal espera oferecer espaços de lazer, de atividades físicas e de interação em todas as regiões de Várzea Grande.
“Este empreendimento representa a valorização de um dos mais importantes espaços públicos da cidade, a Praça que leva o nome do fundador de Várzea Grande Couto Magalhães. O espaço foi totalmente revitalizado e está agora disponível para usufruto da população local. A data de reinauguração desta praça não poderia ser mais oportuna. Se estivesse vivo o brigadeiro Couto Magalhães estaria completando 181 anos”, recordou ela.
O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, lembra que a praça teve parte do canteiro alterado com as obras do que seria o modal do Veiculo Leve sobre Trilhos – VLT, comprometendo a sua estrutura física. “Não bastasse isso, o local, ainda sofreu com tombamento de uma árvore centenária, o que acabou danificando ainda mais o acesso a Praça, havendo a necessidade de realizar obras estruturantes”, informou.
Breno Gomes disse ainda que a administração municipal tem feito grande investimento nas áreas públicas, como praças e parques, possibilitando uma melhor qualidade de vida à população, bem como dando uma opção a mais de lazer e de entretenimento, aos moradores de diversas regiões. “Esperamos que os moradores aproveitem da melhor maneira possível esse local e que também cuidem desse espaço, que promove lazer, prática de exercício e diversão para toda família”.
A Praça Couto Magalhães conta agora com um monumento de três faces. A primeira representa a fundação do município e contém a imagem de Couto Magalhães, fundador de VárzeaGrande. A segunda face, a imagem da Igreja de Nossa Senhora da Guia, representando a religiosidade e, a terceira face é a torre que denomina a cidade industrial e que está presente no brasão do município.
Idealizador do projeto, o arquiteto urbanista, Enodes Soares Ferreira, disse que a ideia inicial era o de tornar o local mais atrativo e moderno, porém surgiu também a ideia de se criar um marco para a cidade de Várzea Grande. “A localização é perfeita o que facilita a visibilidade do monumento, principalmente, das pessoas que vem para a região central. A Praça recebeu ainda arborização, bancos e uma estação de ginástica, que vai possibilitar as pessoas que fazem caminhadas próximo ao aeroporto mais um espaço para atividades físicas”, informou.
Segundo o arquiteto, outros projetos estão sendo estudados para algumas Praças Municipais, também com símbolos que remetem a cidade industrial.
Notícias para Você
Notícias para Você
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos
16 de Outubro de 2026 NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Visitação ao Vale dos Dinossauros segue até o dia 25 de outubro em Nossa Senhora do Livramento
O Vale dos Dinossauros já está instalado na Praça de Eventos Fernando de Barros, em Nossa Senhora do Livramento, e recebe o público de 16 a 25 de outubro. A atração integra as opções de lazer do município durante o Mês das Crianças, proporcionando uma experiência temática para crianças e fam…