Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - UFMT entrega Plano Municipal de Saneamento Básico a Diamantino

UFMT entrega Plano Municipal de Saneamento Básico a Diamantino

Efeito de Onda

Página UFMT entrega Plano Municipal de Saneamento Básico a Diamantino

  • 30/05/2017 às 11:07

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Crédito: Assessoria da Prefeitura

A equipe técnica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entregou ao município de Diamantino, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O estudo foi desenvolvido pela equipe, com apoio de diversas turmas de vários cursos da Universidade e entregue ao final da Conferência Final do PMSB, realizado na última sexta-feira (26), no Plenário da Câmara Municipal de Diamantino.

Também contribuíram para a realização do PMSB a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), como agente financiador, além do Governo do Estado de Mato Grosso, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Câmara Municipal e Prefeitura de Diamantino.

O Plano Municipal de Saneamento Básico é um diagnóstico da situação atual de Diamantino, no que se refere a quatro eixos: água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Além do diagnóstico, o PMSB também estabelece diretrizes para que os Projetos de Lei, Obras e ações, sejam desenvolvidos visando o atendimento do Plano num prazo de até 20 anos.

Água

Em seu discurso na abertura da Conferência, o prefeito Eduardo Capistrano comentou a importância da preservação dos recursos hídricos do município e a situação preocupante do esgoto que é despejado no Rio Diamantino. “Hoje damos mais um passo importante na busca pela resolução definitiva para o saneamento básico de Diamantino. Sabemos que nossa cidade é rica em recursos hídricos. Por outro lado, devemos promover a preservação de nossas nascentes e rios. Sobre isso, é importante salientar dois pontos: primeiro - a Prefeitura está se mobilizando para que seja criado, junto com outros municípios da região, o comitê da bacia hidrográfica do alto Paraguai Superior. Esse é um passo fundamental para garantirmos uma gestão eficiente de nossa água. Segundo: muito nos preocupa a situação do rio Diamantino, que hoje recebe esgoto de algumas residências. Hoje existem muitas residências sem fossa, com o esgoto ligado na rede de captação de água pluvial. Isso é inaceitável”, afirma.

Esgoto

O prefeito Eduardo também lembrou que o município precisa atender a diretrizes para que a empresa responsável pela captação e tratamento de esgoto consiga realizar as obras. “É importante mencionar que a empresa Águas de Diamantino tem o compromisso de instalar 100% da rede até o ano de 2023. Além de garantir o tratamento de 100% do esgoto coletado. Mas para que isso seja cumprido, o município precisa atender as diretrizes contempladas nesse Plano Municipal de Saneamento Básico. Nesse sentido, teremos que desenvolver vários projetos e buscar recursos junto ao governo do estado, junto ao governo federal, para realizar as obras, que são muitas. E são caras!”, lembra.

Resíduos Sólidos

O prefeito também demonstrou preocupação com a destinação dos resíduos sólidos, ou seja, o lixo. O município corre contra o relógio para cumprir o prazo estipulado por lei federal. “Temos outro problema sério, que precisa ser solucionado com urgência, que é a destinação dos resíduos sólidos. Esse é um problema que tem prazo, por lei, para resolvermos. A Prefeitura está preocupada com as aproximadamente 10 toneladas de lixo que são geradas diariamente em nossa cidade. Nesse sentido, já estamos trabalhando para fomentar a coleta seletiva em Diamantino e viabilizarmos um aterro sanitário, para que nossos resíduos sólidos tenham a destinação final correta”, garante.

O prefeito Eduardo também se mostrou otimista com o desenvolvimento das ações e projetos a partir do Plano Municipal de Saneamento Básico. “Que essa semente plantada aqui hoje possa resultar no desenvolvimento do saneamento básico de nossa cidade e, por consequência, mais saúde e qualidade de vida para nossa população, que tanto merece!”, destaca.

Diamantino
PMSB
saneamento
active
Plugin