Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Seplan capacitará usuários de sistema de convênio do governo federal

Seplan capacitará usuários de sistema de convênio do governo federal

Efeito de Onda

Página Seplan capacitará usuários de sistema de convênio do governo federal

  • 26/07/2016 às 14:59

Fonte: Gcom- MT

Crédito: Márcia Oliveira/Seplan-MT

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) apresenta em Brasília nesta quinta-feira (28) a execução do Plano de Ação para capacitar secretarias, órgãos, municípios e entidades para fazer uso adequado do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). Em Mato Grosso, existem mais de 350 convênios sendo executados com recursos do Governo Federal.

A apresentação será feita por outros 15 Estados na quinta reunião do Comitê Gestor do Siconv, a Rede Siconv, grupo do qual Mato Grosso participa desde abril deste ano após assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica. Na ocasião, o Estado, por meio da Seplan, assumiu o compromisso de capacitar e criar condições para a troca de experiências, informações e conhecimentos entre os usuários do sistema em Mato Grosso.

Além do próprio Estado, fazem uso do Siconv os municípios, fundações, ongs, associações, cooperativas e outras entidades sem fins lucrativos enquadradas na definição de Organização da Sociedade Civil (OSC). E em cada município, ao menos três pessoas são responsáveis por conhecer a ferramenta. Todas serão foco de capacitação por parte da Seplan.

A Seplan tinha a atribuição de normatizar e gerenciar o uso do sistema em relação às secretarias de Estado. Após o acordo, a capacitação também passou a ser uma de suas atribuições.

“O uso adequado do sistema é de fundamental importância para trazer recursos, fazer a gestão e acompanhamento dos convênios que existem no Estado. Com o acordo, ganhamos a atribuição de treinar os usuários dele. Antes essa tarefa era feita pelo governo federal, mas o sistema é complexo e demanda acompanhamento constante, o que não ocorria por falta de estrutura. O acordo foi a solução encontrada para atender essa deficiência”, explica a superintendente de Convênios da Seplan, Vinia Stocco, coordenadora geral da Rede Siconv em Mato Grosso.

O governo federal disponibiliza recursos para projetos em diversas áreas, saúde, educação, infraestrutura, de acordo com quem será o gestor do convênio: estado, município ou OSC. “A princípio, como a Seplan é um dos três órgãos centrais do Governo do Estado, dávamos apoio operacional, capacitação e apoio jurídico para o uso do Siconv apenas para os responsáveis pelos convênios nas secretarias de Estado. Agora vamos atender a todos, já que o uso correto do sistema não é feito, explica o coordenador de Captação e Ingresso de Recursos da Seplan, Vanderson Ferreira.

A superintendente de Convênios informa que com o uso adequado do sistema pretende-se que os convênios sejam aprovados, iniciados e concluídos. Atualmente, por falta de alimentações de informações básicas exigidas pelo sistema recursos são devolvidos. “Podemos fazer vários ajuste e evitar falhas operacionais de alimentação de informação no Siconv, que hoje comprometem a vinda de recursos para Mato Grosso. O primeiro passo para garantir verba é um bom projeto, que siga os critérios legais e o modelo criado no sistema. E nessa tarefa que vamos ajudar”, informa.

Execução

Para ajustar as falhas e aproveitar as funcionalidades do sistema dois servidores da Seplan, um da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), um da Secretaria de Estado de Cultura, um da Controladoria Geral do Estado e um da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) são treinados para atuar como multiplicadores. Posteriormente, um cronograma de capacitação será definido, para atender a todas as regiões do estado.

“O Siconv é um sistema didático, completo que nos oferece um banco de dados detalhado sobre o convênio e nos atende em termos tecnológicos e na funcionalidade de gerenciamento. Ele nos mostra o valor, o início e a previsão do fim da execução, em que situação o convênio está, se vigente, se suspenso, se anulado, ou seja, nos permite acompanhamento. Porém, o que falta hoje é a alimentação adequada das informações. Por falha nessa etapa, o Estado perde recursos”, disse Vinia.

capacitação
Siconv
Governo do Estado
active
Plugin