Página - Secretaria de Saúde apresentará relatório em audiência pública
Secretaria de Saúde apresentará relatório em audiência pública
Efeito de Onda
Página Secretaria de Saúde apresentará relatório em audiência pública
Crédito: Assessoria da Prefeitura
O relatório quadrimestral da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum será detalhado na próxima quinta-feira (29), em audiência pública de prestação de contas a ser realizada nas dependências da Câmara de Vereadores, com início às 13h30. A comunidade terá a oportunidade de acompanhar os investimentos e gastos realizados pela Gestão Municipal no segundo relatório (maio a agosto) do ano de 2022.
A Secretária de Saúde, Sônia Ávila, explica que a Gestão Municipal está cumprindo o disposto no art.36 da Lei Complementar nº 141/2012.
“De acordo com a lei, o Município deve aplicar em ações e serviços públicos de saúde no mínimo 15% da arrecadação. A audiência é uma oportunidade para a população ficar ciente dos gastos públicos. Estamos tornando a prestação de contas da Saúde o mais transparente possível” - explica a secretária.
No 1º quadrimestre de 2022 (janeiro a abril), a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, aplicou 18,95% do valor arrecadado em impostos: um montante de R$ 18.609.269,64 (dezoito milhões, seiscentos e nove mil, duzentos e sessenta e nove reais e sessenta e quatro centavos).
NÚMEROS DA SAÚDE
A Prefeitura de Nova Mutum, por meio da Secretaria da Saúde, realizou, de janeiro a julho de 2022, 211.408 atendimentos médicos no município, números resultantes de serviços prestados nas PSFs (Unidade Básica de Saúde).
Em um balanço geral, o número de atendimentos realizados neste período do ano chegou a mais de 274.596, sendo 63.188 atendimentos de especialidades médicas, somente no Pronto Atendimento, o equivalente a quase 1.307 atendimentos por dia. Os atendimentos mais procurados foram os serviços de enfermagem, com 45.791 procedimentos e fisioterapia/fonoaudiologia com 17.950 e 6.220.
A quantidade de internações pela rede pública de saúde neste ano somam 1.191 em 2022, todas realizadas no Hospital Hilda Strenger Ribeiro. De dezembro de 2021 a 16 de agosto deste ano o Município realizou 274 cirurgias e 275 exames por meio do Projeto MT Mais Cirurgias. Ainda neste ano a Secretaria de Saúde acompanhou 229 procedimentos de cirurgias eletivas. No ano passado foram realizadas 243 cirurgias e neste ano já foram realizadas 110 cirurgias de urgência e 160 cesarianas.
“Estamos trabalhando para atender a demanda dos mutuenses e para zerar as filas de espera por especialidades. As dificuldades do ano passado chegaram a paralisar os procedimentos eletivos por um longo período e ainda interferem na rotina das unidades de saúde por causa de profissionais que precisam se afastar por questões médicas. Mesmo assim, estamos empenhados em oferecer o melhor para o munícipe”, afirma Sônia Ávila.
A Administração Municipal, através do Programa Mutum Mais, pretende melhorar ainda mais a saúde pública. A Prefeitura iniciará em breve a reforma do prédio do antigo hospital, que abrigará o novo Centro Integrado de Saúde Doutor João Batista, onde serão oferecidos vários atendimentos à população de Nova Mutum.
Notícias para Você
Notícias para Você
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos
16 de Outubro de 2026 NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Visitação ao Vale dos Dinossauros segue até o dia 25 de outubro em Nossa Senhora do Livramento
O Vale dos Dinossauros já está instalado na Praça de Eventos Fernando de Barros, em Nossa Senhora do Livramento, e recebe o público de 16 a 25 de outubro. A atração integra as opções de lazer do município durante o Mês das Crianças, proporcionando uma experiência temática para crianças e fam…