Página - Secretaria de Saúde adota estratégia de restrição devido racionamento da vacina BCG no Estado
Secretaria de Saúde adota estratégia de restrição devido racionamento da vacina BCG no Estado
Efeito de Onda
Página Secretaria de Saúde adota estratégia de restrição devido racionamento da vacina BCG no Estado
Crédito: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAS), por meio da Coordenadoria de Vacinação, anunciou na segunda-feira (20) que adotará uma estratégia de contenção e direcionamento da vacina BCG, em São José do Rio Claro. O cronograma atenderá em datas, sempre às segundas-feiras, e locais previamente especificados.
Principal agente na prevenção da tuberculose, o imunizante contra o Bacilo de Calmette & Guérin (BCG) é aplicado em crianças recém-nascidas até 4 anos de idade. A distribuição é realizada pelo Ministério da Saúde aos Estados; contudo, houve o racionamento nas Unidades de Saúde da Família (USF) em todo o país.
Segundo a coordenadora de Vacinação, Márcia Zeri, a proposta objetiva atender a toda o público-alvo sem desperdícios ou desabastecimento das doses.
“Após aberta, a validade de cada frasco é de apenas seis horas. Por esse motivo, para ter maior aproveitamento, adotamos essa ação e fizemos um cronograma de vacinação diferenciado para melhor aproveitamento dos fracos e para garantir que o maior número possível de crianças sejam vacinadas”, explica.
CRONOGRAMA
A vacinação será realizada às segundas-feiras, a partir do dia 27 de junho, em Unidades de Saúde específicas:
• 27/06 - USF 02 = Rua João Guilherme Seelent, s/n, Jardim Planalto | (65) 3386-1642
• 04/07 - USF 03 = Rua Antônio de Castilho Fonseca, lotes 25 e 26, quadra 23, Jd. Rio Claro | (65) 3386-2464
• 11/07 - USF 04 = Rua Paraná, n° 216, Centro | (65) 3386-2716
• 18/07 – USF Rural = Avenida Argentina, s/n, Jardim Planalto | (65) 3386-2271
• 25/07 - USF 01 = Rua Clovoni de Lucena Dockhorn, n° 1429, Jardim Progresso | (65) 3386-1373
BCG
O imunizante compõe o calendário vacinal de crianças recém-nascidas, preferencialmente até o primeiro mês de vida. Segundo orientação do Ministério da Saúde, a vacina é indicada para prevenir formas graves da tuberculose (miliar e meníngea) em menores de cinco anos de idade.
A SESAS informa que pratica o agendamento de doses para evitar desperdício. A cada dia da semana unidades de saúde específicas aplicam a BCG, já que assim que o frasco é aberto, o conteúdo precisa ser aplicado em até 6 horas, conforme orientação do Ministério da Saúde. Cada ampola da vacina contém de 10 a 20 doses.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que a redução foi feita por conta da tramitação do processo de aquisição, que envolve compra, o desembaraço alfandegário e autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a entrada do produto no país, que posteriormente é enviado para análise do controle de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) antes de ser distribuído para as salas de vacina de todo o país.
Notícias para Você
Notícias para Você
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos
16 de Outubro de 2026 NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Visitação ao Vale dos Dinossauros segue até o dia 25 de outubro em Nossa Senhora do Livramento
O Vale dos Dinossauros já está instalado na Praça de Eventos Fernando de Barros, em Nossa Senhora do Livramento, e recebe o público de 16 a 25 de outubro. A atração integra as opções de lazer do município durante o Mês das Crianças, proporcionando uma experiência temática para crianças e fam…