Página - Secretaria de Educação realiza mostras pedagógicas do Programa “A União Faz a Vida”
Secretaria de Educação realiza mostras pedagógicas do Programa “A União Faz a Vida”
Efeito de Onda
Página Secretaria de Educação realiza mostras pedagógicas do Programa “A União Faz a Vida”
Crédito: Divulgação
O “Programa A União Faz a Vida” vem impactando milhares de crianças nesses sete anos de parceria entre a Prefeitura de Diamantino, por meio Secretaria de Educação e a Cooperativa Sicredi Ouro Verde - MT.
Uma iniciativa que trabalha o desenvolvimento educacional de crianças que estão na primeira infância. Através de uma dúvida gerada pelo próprio aluno, o programa busca explorar o conteúdo de formas diferentes, aplicando histórias, pesquisas externas e a prática.
Os projetos são desenvolvidos em salas de aulas do município e se tornaram uma oportunidade de estimular a curiosidade e protagonismos dos pequenos.
De acordo com a pasta, a mostra pedagógica de 2024 vem sendo realizada nas unidades escolares desde o mês de julho. Ao todo 128 projetos são desenvolvidos até o final do ano e aproximadamente 2500 crianças com idades entre 0 e 10 anos assistidas por meio do programa.
A coordenadora local do programa, Ana Rose Augusto, destacou o impacto gerado na sala de aula e a importância do envolvimento de todos para o sucesso do programa.
“Notamos o quão as crianças ficam empolgadas com o projeto, elas buscam, perguntam e se maravilham conforme vão aprendendo sobre o assunto.”
Ela completou: ‘Um feito que só é possível com o envolvimento de todos: dos professores, TDI’S (Técnicos de Desenvolvimento Infantil), das gestoras escolares e da própria família.”
A responsável por um aluno, Noemi Menezes, da Escola Municipal Castro Alves da área rural Caeté, participou do projeto “Horta Familiar” que envolve o cultivo de verduras para os alunos e compartilhou a experiência de viver o programa de perto.
“Foi muito gratificante participar do projeto e com algo que trabalho. Vejo o quanto foi importante trazer nossas crianças para o cenário da alimentação e natureza que contribuiu no resgate da boa relação entre o ser humano e uma alimentação mais saudável.”
Ela ainda completou: “Ver as crianças aprendendo de onde vem os vegetais, acompanhar elas participando do cultivo até a colheita e toda alegria de olhares curiosos e maravilhados envolvidos com o processo não tem preço.”
O aluno, Adryan Xavier, de 5 anos, do Pré II do Centro Municipal de Educação Infantil Carmen Vieira, falou sobre sua experiência ao participar do projeto desenvolvido em sala de aula.
“Eu gostei de aprender como plantar, ver as sementes e eu visitei uma horta profissional. A nossa horta cresceu, comemos as verduras que plantamos e estou muito feliz por isso. Foi muito legal o projeto.”
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
15 de Abril de 2026 ITIQUIRA
Feira do Cerrado celebra cultura, turismo e agricultura familiar de Itiquira
A 3ª edição da Feira do Cerrado de Itiquira será realizada nos dias 1º e 2 de maio, no Complexo Turístico Beira Rio, no município. O evento tem como principal objetivo valorizar o comércio local, com a participação de profissionais do artesanato e da gastronomia, além de empreendedores, prom…
24 de Fevereiro de 2026 CANARANA
Contas de governo do ex-prefeito Fábio Faria são aprovadas pelo TCE/MT
As contas anuais de governo de 2024 do ex-prefeito de Canarana, Fábio Faria, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT). A análise, realizada pelo relator Conselheiro Valter Albano, confirmou que os limites e percentuais constitucionais e legais foram atendidos. O rel…