Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Reforço da vacina contra covid-19 será destinado a idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos

Reforço da vacina contra covid-19 será destinado a idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos

Efeito de Onda

Página Reforço da vacina contra covid-19 será destinado a idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos

  • 13/09/2021 às 16:02

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Crédito: Assessoria da Prefeitura

Nos próximos dias o Ministério da Saúde deve autorizar o início da aplicação do reforço das vacinas contra a Covid-19 no Brasil, para todos os imunizantes liberados (Coronavac, Pfizer, Astrazêneca e Janssen). Em nota técnica já divulgada, o órgão determinou que recebam a dose extra: pessoas com mais de 70 anos, seus cuidadores e também as pessoas imunossuprimidas.

As pessoas de 70 anos ou mais deverão receber o reforço apenas 6 meses após a última dose administrada. Para os imunossuprimidos, o prazo mínimo é de 28 dias após a última dose recebida.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica de Campo Verde, Patrícia Alcântara, “os imunossuprimidos são pessoas que têm um comprometimento severo no sistema imunológico, como portadores do HIV, Lúpus, esclerose múltipla, doenças autoimunes e outras” (veja lista abaixo).

A previsão inicial é que o reforço seja liberado na segunda quinzena de setembro. Conforme chegarem as doses destinadas a este público, a Secretaria Municipal de Saúde começa a vacinação.

“O município precisa receber essas doses do Ministério da Saúde e, assim que tudo se concretizar, vamos anunciar através da imprensa e das redes sociais que as pessoas podem estar se dirigindo ao CAI para receber a 3° dose”, explica Patrícia.

Veja a lista de doenças com alto grau de imunossupressão:

I – Imunodeficiência primária grave;
II – Quimioterapia para câncer;
III – Transplantados de órgãos sólidos em uso de drogas imunossupressoras;
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,
por ≥14 dias;
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
VII – Pacientes em hemodiálise;
VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Vacinação continua

A vacinação contra a Covid-19 continua seu cronograma em Campo Verde. Esta semana, está sendo feita a aplicação das segundas doses de todos que já estão programados para as três vacinas liberadas: Coronavac, Pfizer, Astrazêneca e Janssen.

No último sábado (11), teve início a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, para aqueles com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas (que tiveram filhos há no máximo 45 dias).

De acordo com o secretário de Saúde de Campo Verde, Luiz Arthur Zimmermann Antônio, nos próximos dias deve ser liberada a vacinação para adolescentes sem comorbidades.

A vacinação ocorre no Centro de Atendimento ao Idoso (CAI), bairro Bordas do Lago, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

active
Plugin