Página - Realizada a “Oficina de Culinária” com merendeiras das creches e escolas municipais
Realizada a “Oficina de Culinária” com merendeiras das creches e escolas municipais
Efeito de Onda
Página Realizada a “Oficina de Culinária” com merendeiras das creches e escolas municipais
Crédito: Assessoria da Prefeitura
Informações recebidas da Secretaria Municipal de Educação e Desporto do município de Nobres apontam que foi realizada na quarta feira (12/05/2021), uma oficina culinária com as merendeiras das escolas e creches do município de Nobres.
Há uma medida resolutiva (RESOLUÇÃO Nº 6, DE 08 DE MAIO DE 2020) que determina, em seu parágrafo 6º, a limitação da oferta de alimentos como doces (biscoitos, bebidas lácteas, bolos, pães, preparações e doces regionais), produtos cárneos (salsichas, embutidos, linguiças, carne seca, e outros), aos alunos da educação básica atendidos pelo Programa Nacional de alimentação Escolar – PNAE.
A mesma resolução, no parágrafo 7º, proíbe a oferta gorduras trans industrializadas em todos os cardápios. Ainda, segundo as medidas resolutivas, o parágrafo 8º, dispõe sobre a proibição de alimentos ultra processados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para as crianças até três anos de idade, conforme a nutricionista Araci Cristina Santos Teixeira.
E Araci Teixeira informa ainda que diante desta resolução, fica o questionamento: “Como será aceito pelos alunos atendidos pelo PNAE, a oferta de alimentos diferente de como eles costumam consumir?”.
Daí então, a realização dessa oficina culinária, com algumas opções de preparações a serem agregadas na merenda escolar a fim de substituir os alimentos limitados e proibidos.
“Usamos preparações a base de frutas como purê de maçã, doce de banana, geléia de abacaxi, sem adição de açúcar e nenhum outro adoçante, estes serviram para dar sabor em iogurtes e leites”, conforme Araci. E ainda foi colocado as merendeiras a opção de requeijão caseiro com acréscimo de cenoura ralada, frango desfiado, beterraba, separados e com temperos naturais.
E na oficina ainda foi informada sobre uma deliciosa sopa de grão de bico, frango e legumes. E para finalizar, os bolos, de coco, banana e maçã, todos sem adição de açúcar e qualquer tipo de adoçantes.
“Sabemos que será um desafio, e existe o risco de haver desperdício, de rejeição que deverá ser trabalhado através de Educação Nutricional com as crianças, pais, responsáveis”, coloca a nutricionista.
Mas ela acrescenta que há a necessidade que se venha enfrentar tais problemas, a fim de amenizar no futuro, o que vem ocorrendo na atualidade, o avanço cada vez maior das doenças crônicas não transmissíveis – as DCNT´s (diabetes tipo 2, hipertensão, obesidade, câncer, dislipidemias), com ocorrência em idades cada vez mais jovens.
E durante a oficina foi feito um apelo aos pais e responsáveis, para que diminuam, melhor ainda, não oferte para as crianças tais alimentos que colocam em risco a saúde destes seres em formação.
“O que semeamos hoje colheremos no futuro, que tal colher saúde ao invés de doenças?”, sintetiza a profissional em nutrição.
“Desembale menos e descasque mais. Quanto maior tempo de vida do alimento na prateleira, menor será a sua”, conforme Araci Cristina Santos Teixeira
Notícias para Você
Notícias para Você
08 de Setembro de 2026 JACIARA
17ª Temporada dos Esportes Radicais prepara noites de festa com shows gratuitos em Jaciara
Se durante o dia Jaciara será tomada pela adrenalina, pelo esporte e pela aventura, quando o sol baixar a cidade ganha outro ritmo. A 17ª Temporada de Esportes Radicais também promete transformar as noites em grandes encontros ao som de muita música, reunindo moradores de Jaciara, do Vale do…
02 de Setembro de 2026 ITIQUIRA
Encontro de Violeiros reunirá música, cultura e tradição em Itiquira
Neste final de semana, a população de Itiquira e região vai participar de um grande encontro de música, cultura e tradição. Nos dias 5 e 6 de setembro, o município vai realizar o 2º Encontro de Violeiros, reunindo violeiros e artistas de diferentes lugares para celebrar a música sertaneja e…