Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Produtoras rurais de Nova Ubiratã prestigiam VII Fórum Mulheres no Campo

Produtoras rurais de Nova Ubiratã prestigiam VII Fórum Mulheres no Campo

Efeito de Onda

Página Produtoras rurais de Nova Ubiratã prestigiam VII Fórum Mulheres no Campo

  • 05/12/2018 às 10:12

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Crédito: Assessoria da Prefeitura

Uma caravana formada por 26 moradoras do Assentamento Cedro Rosa e do perímetro urbano de Nova Ubiratã participou do VII Fórum Mulheres no Campo – Construindo um Futuro Melhor.

Realizado no auditório do Sindicato Rural e promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), o evento também reuniu representantes de Sorriso, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Ipiranga do Norte, Alta Floresta e Sinop no dia 29.

Formado por pequenas e grandes produtoras rurais, profissionais liberais, empresárias e mulheres de diferentes segmentos da sociedade, o público debateu soluções para a geração de emprego e renda. Na oportunidade também foram apresentados alguns cases de sucesso desenvolvidos por meio do cooperativismo.

Dentre as ações exitosas destacaram-se o empreendedorismo de um grupo de mulheres da comunidade Chã de Jardim, na Paraíba.

Composto por 44 membros, o grupo cooperativista investiu no turismo rural, valorização da agricultura familiar, artesanato e na culinária para fomentar a economia local e garantir a subsistência de aproximadamente 200 famílias.

 “A gente se alegra e vê que é possível que as mulheres aqui da região de Sorriso possam também dar as mãos, empreender e gerar renda para ela e para a comunidade e desenvolver as pessoas e a cidade como um todo”, afirmou a palestrante e consultora do Sebrae de Areia (PB), Luciana Balbino de Souza.

O evento ainda contou com as palestras; “Associação Encontrando Soluções” - Ana Catarina Tibaldi dos Reis, presidente da Associação Mulheres Produtivas Assentamento Jonas Pinheiro; Com o tema: “Sustentabilidade Agrícola, a Força da Mulher no Campo”, Janete Missio – proprietária da Fazenda São Felipe, produtora rural e engenheira agrônoma; Com o tema: “Projeto Sentinelas da Terra” – Dulce Ciocheta, proprietária Fazenda Morena, produtora rural e administradora; Com o tema: “Iniciativa que Deu Certo na Pequena Propriedade”; Marcilene Nunes Medeiros da Silva, proprietária do Sítio Santo Antônio – Alta Floresta; Com o tema: Persistência e Superação:

Convida para compor o seleto grupo de palestrantes, a turismóloga e Chefe do Departamento de Cultura e Turismo de Nova Ubiratã, Cleonice Gomes da Silva Maynart, enalteceu a importância do evento.

Para ela, a apresentação de diferentes histórias de sucesso tende a influenciar o empreendedorismo no município.

“O fórum proporciona muito aprendizado por meio das trocas de informações e experiências. Acredito que as mulheres que participaram saem daqui com uma nova visão sobre o empreendedorismo rural” observa Maynart que também Interlocutora Regional do Portal do Agronegócio, entidade formada pelos municípios de Nova Ubiratã, Sorriso, Claudia, Tapurah, Sinop, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

O transporte da carava nova-ubiratãense foi viabilizada por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente do município.

Nova Ubiratã
agricultura familiar
meio ambiente
active
Plugin