Página - Procon organiza palestra para um "Natal sem susto"
Procon organiza palestra para um "Natal sem susto"
Efeito de Onda
Página Procon organiza palestra para um "Natal sem susto"
Crédito: Divulgação
O PROCON de Sinop, mediante a chegada do Natal estará promovendo uma mesa redonda de debates, cujo tema será “NATAL SEM SUSTO – CONSUMIDOR BEM INFORMADO. EMPRESÁRIO BEM ORIENTADO.”, que será direcionada à sociedade sinopense, consumidores, empresariados, acadêmicos dos cursos de direito, contabilidade e administração. A mesa redonda será no dia 01/12/2015, das 19h as 22h, no auditório da UNEMAT. Serão abordados os seguintes temas:
·Precificação dos produtos expostos
Lei 10.962, de 11 de outubro de 2004, regulamentada pelo Decreto 5.903, de 20 de setembro de 2006 que trata sobre a Precificação dos produtos expostos nas vitrines, no interior da loja e nas etiquetas e busca preços.
· Troca de produtos e promoções.
Lei 8.078 de 11 de outubro de 1990 que trata sobre a troca de produtos e promoções.
·Promoções de produtos alimentícios
Lei Estadual nº 10.231 publicada no dia 29 de dezembro de 2014, que trata sobre a divulgação das promoções de produtos alimentícios com menos de um mês para o término da validade, no Estado de Mato Grosso.
·Atendimento prioritário
Lei 10.048, de 08 de novembro de 2000 que conferiu atendimento prioritário a determinado grupo de pessoas, o que foi regulamentado pelo Decreto nº 5.296/04, sendo também estabelecidas prioridades pela Lei nº 12.008/09, e, no que se refere especificamente às pessoas idosas, pela Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso).
·Diferenciação entre o pagamento em dinheiro e em cartão de crédito.
Nota Técnica nº 02/2004 e Nota Técnica 103/2004 do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) que trata como abusiva a diferenciação entre o pagamento em dinheiro e em cartão de crédito.
·Divulgação de telefones e endereços
LEI Nº 7.484, de 31 de julho de 2001, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos fornecedores em divulgar os telefones e endereços dos órgãos públicos de defesa do consumidor, dentre outros.
“O consumidor deve estar atento para saber exigir seus direitos e o empresário precisa ter conhecimento de seus deveres e direitos frente ao código de defesa e demais legislações para assim evitar infrações lesivas às relações de consumo”, disse o Diretor Intendente do Procon Sinop, Cristiano Peixoto Duarte, explicando que o evento é para todos, consumidores e empresários.
A CDL, ACES e Ecocentauro apoiam esta ação que tem como principal objetivo melhorar a relação entre o consumidor e o empresário tendo como base o cumprimento das regras que figuram no Código de Defesa do Consumidor e que muitas vezes passam despercebidos pelo lojista.
“Não importa se sua empresa tem 30 anos ou 30 dias, receber as informações referentes ao Código de Defesa do Consumidor é sempre importante para confirmarmos que estamos no caminho certo, então aproveitem esta oportunidade e participem”, convida o presidente da CDL Luciano Chitolina.
“Estamos no melhor período do ano com relação a movimento e vendas, a hora certa para fazer a coisa certa e fidelizar nossos clientes, para isso nada melhor do que participar deste evento”, completou o presidente da ACES Nilson Lopes Ribeiro.
Além do Diretor Intendente do Procon Sinop, Cristiano Peixoto Duarte, e do Gerente de Fiscalização PROCON Estadual, Ivo Vinicius Firmo, também confirmaram presença na Mesa Redonda: Dra. Alessandra Garcia Marques, Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e 2ª vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCon); Dr. Pompilio Paulo Azevedo Silva Neto Promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop; Dr. Glauber da Silva Defensor Público e Coordenador da Defensoria de Sinop; Dr. Tiago de Souza Nogueira de Abreu Juiz de Direito da 7ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Sinop; Dr Felipe Guerra, Presidente da OAB Sinop e Drª Débora Roberta Pain Caldas, Juíza de Direito e Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Sinop (a confirmar).
Para participar deste evento totalmente gratuito basta fazer a inscrição pelo site www.bilheteagora.com.br ou no telefone 0800 770 3332 (Ecocentauro Sistemas) e para mais informações, ligue:
Procon: 66 3531-1512
CDL: 66 3511 1400
ACES:3531 5807
ECOCENTAURO:0800 770 3332
Notícias para Você
Notícias para Você
22 de Julho de 2026 GAÚCHA DO NORTE
Programa habitacional garante 100 moradias para comunidades indígenas em Gaúcha do Norte
A Prefeitura de Gaúcha do Norte foi contemplada com 100 unidades habitacionais destinadas às comunidades indígenas do município. As moradias serão viabilizadas pelo Governo Federal, por meio do Sistema MAPA, com indicação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A previsão é de que…
26 de Junho de 2026 VÁRZEA GRANDE
AMM vê Parque Tecnológico como oportunidade para modernizar gestões municipais de MT
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) avalia que a inauguração do Centro de Inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso, em Várzea Grande, abre uma nova agenda para aproximar tecnologia, pesquisa, empresas e soluções digitais das demandas dos municípios. O presidente da AMM, Hem…