Página - Prefeitura retira 440 cargas de entulho do perímetro urbano
Prefeitura retira 440 cargas de entulho do perímetro urbano
Efeito de Onda
Página Prefeitura retira 440 cargas de entulho do perímetro urbano
Crédito: Assessoria da Prefeitura
A Prefeitura de Nova Mutum, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Ambiental, realizou, de 01 a 12 de dezembro, o Mutirão Bota Fora, visando diminuir os casos de Dengue, Zika vírus e Chicungunya no período de final de ano. Foram disponibilizadas 444 caçambas em 65 pontos de coleta na área urbana do Município. Durante os 18 dias de campanha, a Prefeitura estima que foram retirados mais de 200 tonelas de entulho.
Para a secretária de Saúde, Sônia Ávila, a população não deve se descuidar do Aedes Aegypti. “Queremos lembrar que a Dengue e as demais arboviroses têm feito vítimas em municípios vizinhos e em todo o Estado. Com o apoio de todos conseguimos fazer o enfrentamento e diminuir a incidência da doença”, enfatiza.
Buscando atender a toda a cidade, o cronograma de ações atendeu a região Sul e região Norte, chegando às localidades da Vila União e chácaras das Flores.
Segundo Louzenil Arruda, coordenador da Vigilância Ambiental, os trabalhos de monitoramento e combate se intensificarão no ano de 2023, visando a redução das endemias. “Lembramos que já houve caso de óbito por consequência da Dengue, portanto todos estão sujeitos a essa realidade. Todos têm as mesmas responsabilidades quanto a evitar a proliferação do mosquito e a disseminação da doença”, afirmou.
Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampados tonéis, caixas e barris de água, caixas d’água; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.
Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.
Nesta campanha foram envolvidas as Secretaria de Saúde e Secretaria de Infraestrutura e Obras. A Vigilância Ambiental irá, em 2023, concentrar esforços para combater e prevenir os casos relacionados à Dengue, Zika vírus e Chicungunya, com uma atenção especial em todo o município.
Notícias para Você
Notícias para Você
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos
16 de Outubro de 2026 NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Visitação ao Vale dos Dinossauros segue até o dia 25 de outubro em Nossa Senhora do Livramento
O Vale dos Dinossauros já está instalado na Praça de Eventos Fernando de Barros, em Nossa Senhora do Livramento, e recebe o público de 16 a 25 de outubro. A atração integra as opções de lazer do município durante o Mês das Crianças, proporcionando uma experiência temática para crianças e fam…