Página - Prefeitura municipal de Água Boa debate Parceria público Privada
Prefeitura municipal de Água Boa debate Parceria público Privada
Efeito de Onda
Página Prefeitura municipal de Água Boa debate Parceria público Privada
Crédito: Assessoria da prefeitura
Foi realizada na última sexta-feira (17/08), na sala múltiplo uso da Prefeitura de Água Boa, uma reunião para discutir as possibilidades e a possível formatação de uma Parceria Público Privada, voltada para o setor da iluminação pública do município.
A definição legal de uma PPP consta no artigo 2º da lei federal nº 11.079/2004 que define como o contrato “administrativo de concessão”, na modalidade patrocinada ou administrativa.
A gestão municipal, em sua forma transparente de atuação, efetuou um rigoroso estudo sobre a possibilidade da implantação de uma PPP, com a finalidade de promover alternativas da manutenção e investimentos no sistema de iluminação pública.
O estudo aponta que, a Parceria Público Privada, poderá ser implementada por uma prazo de 24 anos, prevendo as responsabilidades da empresa parceira, de promover a substituição do atual sistema de iluminação, por lâmpadas de LED, modernas, funcionais, com mais qualidade e econômicas.
É dever da “Parceria” atender a demanda reprimida e promover a expansão das redes.
Como contrapartida a empresa receberá da prefeitura, o repasse da contribuição de iluminação pública (CIP), sem custos adicionais para o consumidor final.
Para o Secretário Municipal de Planejamento e Finanças Fábio Tadeu Weiller, a implantação de uma Parceria Público Privada, tem o seu grau de importância e representa avanço de uma administração municipal moderna. Outro fator importante, é deixar claro que, para gerir uma PPP, será criada uma agência reguladora local, com a missão de acompanhar e fiscalizar todo processo de implantação e execução da parceria.
A reunião realizada na última semana em Água Boa foi apenas o inicio das discussões sobre o assunto. Vale ressaltar que o município, já possui uma lei, aprovada pela Câmara Municipal que prevê e normatiza as Parceria Público Privadas.
Para o secretário de Administração Luiz Omar Pichetti, a reunião foi bem interessante e muito salutar. Em época de modernização e gestão eficiente, Água Boa dá uma grande demonstração de que as boas práticas podem acontecer, desde que, se faça com transparência e responsabilidade. Em especial sobre a PPP, a consultoria apresentou dados pertinentes que podem resultar em uma economia significativa para os cofres públicos, além de melhorar o sistema da iluminação, com a utilização de uma tecnologia nova.
A presença de vereadores, empresários e representantes da comunidade engrandeceu a discussão em torno do assunto. Foi apenas o primeiro passo.
Notícias para Você
Notícias para Você
18 de Agosto de 2026 CUIABÁ
Museu do Morro recebe oficina gratuita de arte para crianças em Cuiabá
Crianças de 5 a 12 anos poderão conhecer elementos da fauna pantaneira por meio da arte durante a oficina “Peixes do Pantanal”, no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá. A atividade será realizada das 15h30 às 17h, com participação gratuita, materiais inclusos e vagas limitadas, no…