Página - Prefeitura lança ação emergencial para combater doenças parasitárias em crianças ribeirinhas
Prefeitura lança ação emergencial para combater doenças parasitárias em crianças ribeirinhas
Efeito de Onda
Página Prefeitura lança ação emergencial para combater doenças parasitárias em crianças ribeirinhas
Crédito: Divulgação
A prefeita Eliene Liberato Dias anunciou uma ação urgente para abordar as doenças parasitárias que afetam crianças ribeirinhas em comunidades banhadas pelo rio Paraguai, no município de Cáceres. A iniciativa se faz necessária após o município receber diagnóstico de profissionais da saúde da Marinha do Brasil.
“Médicos que promovem uma ação social na região, após exames laboratoriais, identificaram um alto percentual de crianças com parasitas, provavelmente pelo consumo de água imprópria, motivando esta intervenção”, apontou Eliene.
Ela ressaltou que dentro do perímetro urbano e nas comunidades rurais Nova Cáceres, Caramujo, Horizonte D’Oeste, Vila Aparecida e Clarinópolis, as pessoas recebem água tratada.
A prefeita destacou ainda a necessidade de uma ação imediata. “A iniciativa inclui a entrega de filtros de água às famílias ribeirinhas, visando garantir acesso à água potável e prevenir doenças transmitidas pela ingestão de água não tratada” anunciou.
O secretário de Saúde, Vitor Miguel, ressaltou a importância das consultas pediátricas realizadas nas próprias comunidades, com uma equipe dedicada para diagnosticar e orientar sobre cuidados preventivos e tratamentos. A medida visa não só tratar as doenças existentes, mas também evitar novos casos, promovendo a saúde infantil.
“A promoção da saúde infantil é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças ribeirinhas, além disso, a iniciativa visa fortalecer o vínculo entre a comunidade e os serviços de saúde, promovendo a conscientização sobre práticas higiênicas e cuidados com a água. Isso cria uma base sólida para a sustentabilidade das melhorias implementadas” observou Vitor.
O engajamento ativo da comunidade é fundamental para o sucesso do projeto, contribuindo para a eficácia das medidas adotadas.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
05 de Novembro de 2026 CUIABÁ
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá, recebe exposição fotográfica coletiva “À Beira”
O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha recebe, até o dia 30 de dezembro, a exposição fotográfica coletiva “À Beira – o rio, a gente e o tempo”. O evento, com entrada gratuita e classificação livre, é realizado com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal…
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos