Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Prefeitura investe na implantação de geotecnologias para recadastramento imobiliário e rural

Prefeitura investe na implantação de geotecnologias para recadastramento imobiliário e rural

Efeito de Onda

Página Prefeitura investe na implantação de geotecnologias para recadastramento imobiliário e rural

  • 13/07/2022 às 14:25

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Crédito: Assessoria da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Tabaporã está investindo na implantação do SIG (sistema de informações Geográficas), a mais nova plataforma digital que integrará dados e sistemas existentes com base na localização.

A secretaria municipal de Finanças e orçamentos estará recebendo um novo sistema para o cadastro rural e imobiliário e o recadastramento do município. A partir do SIG, a Secretaria contará com um novo mapeamento do cadastro imobiliário e rural com base em dados atualizados dos lotes, quadras, imóveis, edificações da cidade e das áreas rurais.

Essa atualização permitirá à prefeitura realizar o recadastramento de todos os imóveis urbanos e rurais do município, para a cobrança devida do IPTU de seus cidadãos e a uma fiscalização mais eficiente na evasão de recursos provenientes dos impostos arrecadados a partir da produção da área cultivável do município, garantindo a justiça fiscal.

Com a atualização, a cobrança do IPTU será realizada com base no valor correto considerando atributos como tamanho do imóvel, tipo de cobertura. A grande novidade nesse recadastramento é o aplicativo móvel por meio do qual os agentes da secretaria vão à campo com um tablet para verificar os imóveis e realizar as devidas atualizações em seus registros de forma integrada com a base de dados municipal. As edições serão realizadas de forma ágil e automaticamente atualizadas pelo novo sistema.

O secretário de Finanças e orçamento Adair Schneider, falou da importância da implantação do novo sistema “Nossa pasta vem buscando melhorias no setor de tributação para atualizar a arrecadação do município, temos como objetivo a criação de um sistema de informações mais exato, a fim de interligar todos os bancos cadastrais do município, como imóveis públicos e privados, imóveis rurais, rede de água, esgoto e energia elétrica, dados de saúde pública, educação, bem como todas as demais secretarias do município, esperamos com o projeto um grande aperfeiçoamento do Cadastro Técnico Territorial que contemple resultados mais eficazes“ Ressaltou.

Tecnologia
Tabaporã
active
Plugin