Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Prefeitura de Água Boa realiza campanha ouvido nota 10 nas escolas

Prefeitura de Água Boa realiza campanha ouvido nota 10 nas escolas

Efeito de Onda

Página Prefeitura de Água Boa realiza campanha ouvido nota 10 nas escolas

  • 02/03/2018 às 15:33

Fonte: Assessoria da prefeitura

Crédito: Assessoria da prefeitura

Através da parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, iniciou-se em Água Boa, mais um projeto de grande importância; a Campanha Ouvido Nota 10. Será realizada a triagem auditiva completa dos alunos até o nono ano da rede pública municipal de ensino, tanto urbana, rural e indígena.

O secretário municipal de Saúde Jader Bahia explica que a campanha, possibilitará a obtenção de dados epidemiológicos significativos quanto à saúde auditiva dos alunos.

Serão aproximadamente 4 mil alunos acompanhados, de forma que o panorama epidemiológico destes possibilitará a implementação de ações eficientes de prevenção, reabilitação e cura de possíveis patologias ou deficiências encontradas, de forma a dar condições ideais aos alunos para que tenham uma vida escolar adequada e possam constituir grandes carreiras no futuro.

A campanha também preencherá requisitos dispostos no Programa Saúde na Escola – PSE do Governo Federal. Estaremos nesse primeiro momento passando pelas escolas municipais pactuadas com o programa, mas toda a educação municipal será contemplada com as avaliações e exames auditivos (Otoscopia, Emissões Otoacústicas, Impedanciometria e Audiometria Tonal, Vocal ou Condicionada). Ainda, caso necessite e a partir dos resultados obtidos de alguns alunos, os mesmos serão encaminhados para consulta e tratamento com o Médico Otorrinolaringologista. Para aderir à campanha e garantir a participação na mesma, os pais deverão preencher devidamente o questionário enviado pelas escolas, assim como o Termo de Consentimento. Aproveite a oportunidade quando a equipe chegar à escola de seu filho. Quem ouve bem, aprende melhor.

A perda auditiva pode acontecer de diversos graus e tipos, e como não vem acompanhada de dor, muitas vezes pode-se confundir com desatenção, “hiperatividade”, teimosia, explica a fonoaudióloga responsável pelo projeto Dra. Kathilleenn Keilla. “Temos que evitar que passem desapercebidos déficits auditivos leves que já influenciam diretamente na aprendizagem e na comunicação dos alunos. Não podemos correr esse risco na educação infantil e fundamental, porque com a privação da audição perfeita, o aluno não aprende bem, em algumas vezes fala errado e se isola socialmente, pela falta de diagnóstico de alterações que na grande maioria das vezes tem tratamento se percebidas precocemente”, comenta Kathilleenn Keilla.

Água Boa
Saúde
Campanha Ouvido Nota 10
active
Plugin