Página - Prefeitura dá início à emissão da Carteira do Autista
Prefeitura dá início à emissão da Carteira do Autista
Efeito de Onda
Página Prefeitura dá início à emissão da Carteira do Autista
Crédito: Assessoria da Prefeitura
A Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, elenca como um das prioridades de atendimento na área social, a demanda apresentada por famílias de pessoas (crianças, adolescentes e adultos), com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Agora todas as pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), podem solicitar gratuitamente a Carteira do Autista nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, do município.
A emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA), é assegurada pela Lei Federal nº 13.977/20, pela Lei Estadual nº 10.997/20, e faz parte do Programa Estadual SER Inclusivo, voltado às pessoas com deficiência. A CIA é totalmente gratuita e fornecida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), contando com o suporte dos CRAS dos municípios.
Segundo a Secretária Fabíola, “não faz muito tempo, o autismo era considerado uma condição rara, que atingia uma em cada 2 mil crianças. Hoje, as pesquisas mostram que uma em cada cem crianças pode ser diagnosticada com algum grau do espectro, causado por fatores genéticos, biológicos e ambientais. Em Cáceres, por determinação da Prefeita Eliene, esse público receberá toda nossa atenção e respeito”, ressaltou.
Para a Prefeita Eliene, “esta é mais uma conquista de garantia de direitos e inclusão para essa população, que passa a ter prioridade de atendimento em nossos serviços públicos bem como na rede privada de Cáceres” afirmou.
A partir desta sexta-feira (12), os Centros de Referência de Assistência Social de Cáceres, CRAS 1 e CRAS 2, por meio de suas equipes, prestarão informações sobre como acessar a carteira com orientações sobre os documentos necessários, preenchimento dos formulários e envio dos cadastros para a SETASC-MT. O atendimento é voltado apenas para as pessoas que residem em Cáceres.
O CRAS 1 localiza-se à Rua Ouro Verde, s/n, Bairro DNER, telefone para contato 65 3223-3529, tendo como referência o servidor Jhony; já o CRAS 2, está situado na Rua General Osório, nº 1900, Bairro Jardim São Luiz, telefone 65 3222-2171, e a pessoa responsável é a servidora Larissa. Em ambos o atendimento será realizado por agendamento, como medida para evitar aglomerações.
O documento digital facilitará a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
O primeiro passo para solicitar a Carteira é fazer um cadastro, preenchendo o formulário do requerimento, junto com a entrega da cópia da Certidão de Nascimento ou documento de identidade (RG); cópia do CPF; cópia do comprovante de endereço; 01 (uma) foto 3×4; e, Laudo Médico atestando a TEA.
O segundo passo será o envio do cadastro para a SETASC-MT, que após análise e aprovação, enviará a Carteira para a Secretaria Municipal de Assistência Social, que, por meio dos CRAS, entrará em contato com o usuário para então realizar a entrega.
As informações coletadas serão empregadas no registro e levantamento de dados que servirão para aprimorar os serviços já oferecidos em nosso município.
Será ainda ofertado o trabalho social também para as famílias que apresentem situação de vulnerabilidade e risco social.
Notícias para Você
Notícias para Você
08 de Setembro de 2026 JACIARA
17ª Temporada dos Esportes Radicais prepara noites de festa com shows gratuitos em Jaciara
Se durante o dia Jaciara será tomada pela adrenalina, pelo esporte e pela aventura, quando o sol baixar a cidade ganha outro ritmo. A 17ª Temporada de Esportes Radicais também promete transformar as noites em grandes encontros ao som de muita música, reunindo moradores de Jaciara, do Vale do…
02 de Setembro de 2026 ITIQUIRA
Encontro de Violeiros reunirá música, cultura e tradição em Itiquira
Neste final de semana, a população de Itiquira e região vai participar de um grande encontro de música, cultura e tradição. Nos dias 5 e 6 de setembro, o município vai realizar o 2º Encontro de Violeiros, reunindo violeiros e artistas de diferentes lugares para celebrar a música sertaneja e…