Página - Prefeitura anuncia ampliação de cadastro para condutores e guias de turismo
Prefeitura anuncia ampliação de cadastro para condutores e guias de turismo
Efeito de Onda
Página Prefeitura anuncia ampliação de cadastro para condutores e guias de turismo
Crédito: Assessoria da Prefeitura
A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, anunciou nesta semana, a ampliação do cadastro de condutores e guias de turismo no município, que fortalecerá o mapa turístico mato-grossense. Além disso, o Turismo de Jaciara irá cadastrar os estabelecimentos comerciais que atendem as demandas do setor. Basta preencher a ficha de cadastro aqui.
“Em reunião com a prefeita Andréia, o secretário-adjunto estadual de Turismo, Jeferson Moreno, definimos a ampliação dos projetos turísticos que precisam ser feitos no município. E, para isso, vamos organizar e atender alguns critérios que vão fortalecer o mapa turístico do estado de Mato Grosso”, disse o secretário municipal de Turismo, Stallone Moura, em entrevista à imprensa local.
Sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MT), a diretora de Turismo de Jaciara, Paula Sonsin falou que a administração municipal vai intensificar regulamentação de cerca de 50 profissionais, entre condutores e guias de turismo que atuam no setor, além de orientá-los para realizarem o cadastro nacional.
“É necessário que o profissional do segmento turístico, pessoa física e jurídica, faça o cadastro online no site do Cadastur, página do Ministério do Turismo. Mas, primeiramente, esse profissional terá que acessar o portal GOV.BR (https://www.gov.br/pt-br) e realizar o seu login. Caso ainda não possua o acesso, terá que abrir uma conta. A página apresentará o campo "Cadastrar Prestador" onde deverá ser selecionada a atividade para cadastro e preenchimento do CNPJ da empresa”, explicou a diretora, ao destacar também que, o município possui potencial turístico e prioriza o credenciamento junto à Prefeitura de Jaciara.
A plataforma federal ainda possibilita incentivo à participação em programas e projetos federais, além de programas de qualificação promovidos pelo Ministério do Turismo, conforme a legislação. E, todo o serviço é gratuito.
Cadastur – É o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual). O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei 11.771/2008, que autoriza a emissão do Certificado Cadastur.
Atendimento – O atendimento para os profissionais do turismo quanto o credenciamento funciona das 7h às 11h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, na sede da secretaria de Turismo, localizada na Estrada Parque Cachoeira da Fumaça, atrás da Defensoria Pública de Jaciara. Contato: (66) 3461- 4556.
Notícias para Você
Notícias para Você
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos
16 de Outubro de 2026 NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Visitação ao Vale dos Dinossauros segue até o dia 25 de outubro em Nossa Senhora do Livramento
O Vale dos Dinossauros já está instalado na Praça de Eventos Fernando de Barros, em Nossa Senhora do Livramento, e recebe o público de 16 a 25 de outubro. A atração integra as opções de lazer do município durante o Mês das Crianças, proporcionando uma experiência temática para crianças e fam…