Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Prefeitura adquire aparelhos que auxiliam respiração e podem salvar vidas de pacientes infectados pela Covid-19

Prefeitura adquire aparelhos que auxiliam respiração e podem salvar vidas de pacientes infectados pela Covid-19

Efeito de Onda

Página Prefeitura adquire aparelhos que auxiliam respiração e podem salvar vidas de pacientes infectados pela Covid-19

  • 15/04/2021 às 10:31

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Crédito: Assessoria da Prefeitura

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães adquiriu dois aparelhos conhecidos como ventiladores bi nível. Eles são indicados como suporte ventilatório para tratamento de insuficiência respiratória, e permitem o tratamento de ventilação não invasiva em pacientes, principalmente àqueles que sofrem com a infecção da Covid-19.

Os aparelhos da marca BPAP Resmart, e seus acessórios, foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde (SMS-CG) na tarde desta quarta-feira (14). Eles serão instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O investimento foi de aproximadamente R$ 17 mil.

O equipamento tem sido indicado aos municípios como forma de garantir o primeiro atendimento aos pacientes com Covid-19. A medida se faz necessária tendo em vista que a segunda onda da doença tem causado um colapso na saúde, e o estado de Mato Grosso não tem mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) disponíveis para atender os pacientes.

De acordo com a coordenadora da Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Uelen Daiane de Campos Ferreira Souza, “como não há mais leitos disponíveis, os próprios médicos orientam equipar a unidade com aparelhos que ajudam na respiração, impedindo que vidas sejam ceifadas em decorrência desta doença. O aparelho ajudará pacientes em estados moderados a graves, auxiliando na respiração, proporcionando um conforto e amenizando sofrimentos e até a morte”, disse.

O fisioterapeuta respiratório, Dr. Leandro Souza Costa, diz que esses novos aparelhos oferecem uma pressão adicional e mantém os pulmões estáveis. “Evita um colapso do pulmão, e é uma tentativa de impedir uma intubação precoce dos pacientes”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Rosa Blanco, reafirma que diante da falta de vagas em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) os equipamentos permitem que o município ofereça um atendimento mais eficaz e com qualidade à população.

“Além dos equipamentos, que são necessários, estamos qualificando nossos profissionais da saúde e discutindo protocolos. O prefeito Osmar tem nos dado apoio e por isso estamos investindo em profissionais, alimentação para nossos pacientes, medicamentos, tudo isso para atender a população como ela merece”, destacou Rosa.

Já o prefeito Osmar Froner, e o vice-prefeito Carlinhos, destacam que neste momento crítico a gestão não está medindo esforços, principalmente, para salvar vidas. “Com essa ação, vamos ampliar as condições de atendimento dos chapadenses, e vamos contribuir para que a saúde funcione melhor para todos. Investir na saúde é salvar vidas”, disse Osmar.

De acordo com o prefeito, a aquisição dos equipamentos também é um consenso entre os vereadores, que inclusive aprovaram um requerimento de autoria da vereadora Fabiana Nascimento para a compra dos aparelhos.

active
Plugin