Página - Prefeito acompanha assinatura de termo para Estado assumir gestão da BR-163
Prefeito acompanha assinatura de termo para Estado assumir gestão da BR-163
Efeito de Onda
Página Prefeito acompanha assinatura de termo para Estado assumir gestão da BR-163
Crédito: Assessoria da Prefeitura
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, acompanha a assinatura do termo de ajustamento de conduta entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rota do Oeste para dar início à transferência da concessão da BR-163 à MT PAR, empresa do Governo de Mato Grosso.
Dorner, que é presidente da Comissão BR-163, representará a região. A comissão, formada ano passado, integra o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental do Alto Teles Pires (CIDESA), composto por 14 municípios da região norte do Estado. “Nós temos que agradecer o empenho do governador. Esse trabalho começou lá atrás, na comissão dos prefeitos, quando o governador viu a importância que tinha, foi atrás e fez esse grande trabalho em prol da BR-163”, pontuou Dorner.
Ao todo, a MT Par terá a concessão de 822,8 km da BR-163, do trecho que abrange de Sinop até a divisa com Mato Grosso do Sul. A assinatura do TAC deve ocorrer às 14h, no Palácio Paiaguás, e contará com a presença do presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas.
O documento será assinado após o TCU aprovar, na última quarta-feira (28), a transferência de controle acionário. Neste termo, a Rota Oeste deixa de ser concessionária por ter descumprido várias cláusulas contratuais, como por exemplo, a não realização de duplicações.
Conforme o documento, a MT Par terá oito anos para a realização das obras que constam no projeto original de concessão da rodovia. Sendo que, conforme a proposta apresentada pelo Governo, nos próximos dois anos será investido R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163, com recursos próprios. Desse valor, R$ 300 milhões já estão no caixa da empresa estadual, enquanto o restante dos valores será repassado pelo Estado, segundo previsão orçamentária.
Além disso, a empresa deve manter a tarifa de pedágio reajustável apenas pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Também caberá a MT Par pagar dívidas da atual concessionária, a Rota Oeste.
Notícias para Você
Notícias para Você
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos
16 de Outubro de 2026 NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Visitação ao Vale dos Dinossauros segue até o dia 25 de outubro em Nossa Senhora do Livramento
O Vale dos Dinossauros já está instalado na Praça de Eventos Fernando de Barros, em Nossa Senhora do Livramento, e recebe o público de 16 a 25 de outubro. A atração integra as opções de lazer do município durante o Mês das Crianças, proporcionando uma experiência temática para crianças e fam…