Página - Nova Ubiratã supera meta de vacinação; esforços são reconhecidos pelo Escritório Regional de Saúde
Nova Ubiratã supera meta de vacinação; esforços são reconhecidos pelo Escritório Regional de Saúde
Efeito de Onda
Página Nova Ubiratã supera meta de vacinação; esforços são reconhecidos pelo Escritório Regional de Saúde
Crédito: Assessoria da Prefeitura
Com mais de 700 crianças vacinadas contra sarampo e poliomielite, o que representa 101,30% da meta prevista pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Nova Ubiratã foi uma das cidades contempladas com o Reconhecimento de Excelência 2018.
Concedida pelo Escritório Regional de Saúde de Sinop, a honraria é um reconhecimento a dedicação e ao esforço dos profissionais ligados a secretaria municipal de Saúde durante a Campanha Nacional de Vacinação, realizada entre os dias 6 a 31 de agosto.
“Enquanto muitos municípios brasileiros sequer alcançaram a meta nós fizemos o ‘dever de casa’ e a superamos. Isso se deve ao empenho e dedicação de todos os profissionais da pasta. Aos agentes de Saúde que fizeram uma complexa busca para identificar o público alvo [crianças de 1 á menores de 5 anos] dos motoristas transportaram algumas famílias e claro dos técnicos, enfermeiros e coordenadores que estiveram a frente desses atendimentos”, enalteceu o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.
Para o gestor, a grande extensão territorial do município é um fator que demanda mais atenção por parte dos profissionais da área.
“Nosso município possuí aproximadamente 1,4 milhão de hectares. São seis distritos e centenas de propriedades rurais onde vivem mais de 8 mil pessoas, sendo que todas, sem exceção, foram atendidas por nossa equipe de vacinação itinerante”, avalia.
Sediado em Sinop, o Escritório Regional de Saúde é responsável pelo monitoramento de da região norte, sendo elas; Nova Ubiratã, Sorriso, Claudia, Feliz Natal, Vera, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Mutum, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tapurah e União do Sul.
Saiba mais:
Sarampo - Transmitido pela fala, tosse ou espirro, o sarampo é uma doença infecciosa aguda de natureza viral que atinge principalmente em crianças menores e desnutridas.
Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. Atualmente, entretanto, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos já identificados em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Rio de Janeiro.
Pólio - Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
Notícias para Você
Notícias para Você
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos
16 de Outubro de 2026 NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Visitação ao Vale dos Dinossauros segue até o dia 25 de outubro em Nossa Senhora do Livramento
O Vale dos Dinossauros já está instalado na Praça de Eventos Fernando de Barros, em Nossa Senhora do Livramento, e recebe o público de 16 a 25 de outubro. A atração integra as opções de lazer do município durante o Mês das Crianças, proporcionando uma experiência temática para crianças e fam…