Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Ministro sinaliza com recursos federais para construir escolas em MT

Ministro sinaliza com recursos federais para construir escolas em MT

Efeito de Onda

Página Ministro sinaliza com recursos federais para construir escolas em MT

  • 28/07/2016 às 17:25

Fonte: Olhar Direto

Crédito: Gcom-MT

O ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, sinalizou ao governador Pedro Taques (PSDB) que o Governo Federal pode colaborar com construção de novas escolas em Mato Grosso, transporte escolar e equipamentos para rede de ensino. Em reunião nesta quarta-feira (27), em Brasília, o ministro falou sobre a possibilidade de usar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construção de novas unidades escolares

“Temos um Estado de dimensões continentais, por isso a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) precisa de recursos voltados exclusivamente para o transporte escolar. Mas, também precisamos de investimentos em equipamentos para os colégios e a construção de novas escolas, possivelmente, com recursos do FNDE”, disse Taques via assessoria.

Atualmente, com dificuldades para obter recursos para construção, o governo prepara Parcerias Público-Privadas (PPP) para fazer intervenções em 76 escolas estaduais, sendo 31 construções de novos prédios. O projeto inclui reformar e ampliar 21 escolas. Todo o investimento seria feito por uma empresa privada, e depois o governo pagaria uma espécie de aluguel por pelo menos 20 anos para remunerar a empresa. A proposta é polêmica e encontra resistência no Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep), que tem entre as pautas da greve atual a suspensão da proposta de PPP.

Durante o encontro, realizado no Ministério da Educação, o governador traçou um panorama sobre a atual condição do ensino público no Estado e os gargalos para que Mato Grosso possa alcançar um melhor desenvolvimento na área. Entre os principais pontos, Taques destacou a dificuldades de locomoção de professores em certas regiões do Estado e a necessidade de 100 ônibus escolares.

O ministro afirmou que a expectativa é que os investimentos sejam mais intensificados a partir de agora para melhorar o desempenho da Educação em Mato Grosso. De acordo com o ministro, o Estado e o Ministério já trabalham em uma agenda conjunta de ações na educação básica, com foco principal no ensino médio. “O governador quer um investimento máximo na área de Educação, que é uma prioridade do seu governo, e contará com o apoio do governo do presidente Temer”, disse o ministro Mendonça Filho.

O governador convidou o ministro para uma visita ao Estado para mostrar as ações feitas na educação e a realização de uma agenda para fortalecer a área, que é considerada uma das prioridades da gestão. O encontro contou ainda com a participação do diretor do FNDE, Leandro José Franco Damy, Diretor de ações Educacionais do FNDE, José Fernando Uchôa Costa Neto e da secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), Adriana Vandoni.

educação
recursos
obras
active
Plugin