Página - Estudantes de Gaúcha do Norte participam do I Fórum Comunitário do Selo Unicef
Estudantes de Gaúcha do Norte participam do I Fórum Comunitário do Selo Unicef
Efeito de Onda
Página Estudantes de Gaúcha do Norte participam do I Fórum Comunitário do Selo Unicef
Crédito: Assessoria da prefeitura
Na última terça-feira (19), a escola estadual Gervásio dos Santos Costa sediou o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Os indicadores foram trabalhados em sala de aula e contou com a participação dos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental a 3° ano do Ensino Médio. Estiveram envolvidos nos trabalhos, educadores da instituição, membros da Comissão Intersetorial, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente representando as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e população foi convidada a participar.
Durante a apresentação nas salas de aula, foram reforçados os objetivos do selo com foco na ação estratégica de participação social, uma discussão que trará resultados positivos ao município quanto a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Durante o fórum, foram apresentados os onze indicadores do Selo Unicef edição 2017-2020, analisados os dados municipais e construídas propostas com a participação dos adolescentes.
Com boa participação do público, a articuladora do Selo Unicef, Joceli Friedrich apontou, “nosso objetivo é melhorar os indicadores municipais para que assim, a partir da nova avaliação que será feita em 2020, o município conquiste este Selo. Quem ganha com isso é toda sociedade”, disse.
O Selo Unicef discute indicadores como: percentual de crianças de até 1 ano de idade com registro civil, do total de nascidos vivos; taxa de abandono no ensino fundamental; percentual de crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola; percentual de crianças menores de 5 anos com peso alto para a idade; percentual de nascidos vivos de meninas de 10 a 14 anos; percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado; percentual de óbitos de mulheres em idade fértil investigados; distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental; percentual de óbitos infantis investigados; taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos por causas externas e percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral.
O aluno Felipe Araújo de 16 anos de idade participou da discussão sobre o percentual de adolescentes de 16 e 17 anos com Título de Eleitor. “Não estamos satisfeitos com o que está acontecendo hoje no Brasil em relação a política, e nós jovens de 16 e 17 anos temos o direito de votar e de escolher nossos representantes e não deixar isso apenas para o resto dos eleitores”, afirmou.
O mobilizadora de adolescentes, Catia Letícia Trevisan, destacou o papel dos jovens neste processo. “A participação dos jovens é importante, para que eles possam ter ‘voz’ e discutir os direitos na sociedade. Conttibuindo para o desenvolvimento indivivual de cada menino e menina como estudante, cidadão e pessoa humana”, disse.
Desenvolver as potencialidades, visando não apenas ao desenvolvimento do trabalho do Grupo, como também ao desenvolvimento individual de cada menino e menina integrante como estudante, cidadão e, sobretudo, como pessoa humana em desenvolvimentopode mudar as palavras
Sobre o Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e é realizado em áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à população de até 17 anos, que reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos. A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com a ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.
O Unicef incentiva e apoia gestores municipais, sociedade civil e empresas para que executem ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, com o objetivo de melhorar as condições de vida da criança e adolescente. Monitora e avalia o desempenho dos municípios nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social.
Notícias para Você
Notícias para Você
18 de Agosto de 2026 CUIABÁ
Museu do Morro recebe oficina gratuita de arte para crianças em Cuiabá
Crianças de 5 a 12 anos poderão conhecer elementos da fauna pantaneira por meio da arte durante a oficina “Peixes do Pantanal”, no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá. A atividade será realizada das 15h30 às 17h, com participação gratuita, materiais inclusos e vagas limitadas, no…