Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Educação de Várzea Grande na campanha de combate ao mosquito da dengue

Educação de Várzea Grande na campanha de combate ao mosquito da dengue

Efeito de Onda

Página Educação de Várzea Grande na campanha de combate ao mosquito da dengue

  • 19/02/2018 às 15:46

Fonte: Assessoria da prefeitura

Crédito: Assessoria da prefeitura

A secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer entra para a campanha “Todos Unidos: Várzea Grande contra a Dengue” no enfrentamento e combate as doenças tropicais (dengue, zika vírus e febre chikungunya). No início deste ano letivo, todas as unidades de ensino do município farão parte desta grande mobilização.

A Educação elaborou estratégias de ações e atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2018 junto aos alunos das Unidades Escolares com o objetivo de potencializar as reflexões sobre a necessidade de reduzir a incidência do mosquito, com intervenções junto à comunidade escolar em parceria com a população no entorno em busca de soluções para a eliminação dos criadouros e a consequente diminuição dos casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes.

Neste sentido, o secretário Silvio Fidelis determinou que a temática sobre o combate ao mosquito Aedes fosse abordada junto aos professores, coordenadores e diretores da rede municipal durante a Semana Pedagógica realizada nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro. Hoje (19 de fevereiro) com o início das aulas uma ampla discussão foi desencadeada com os 26.000 mil alunos matriculados na rede municipal sobre os hábitos de vida do mosquito e as formas de prevenção das doenças, que segundo o secretário, “o propósito dos debates será tornar nossos alunos multiplicadores das ações de combate que poderão atingir aproximadamente 110 mil cidadãos conscientes de sua responsabilidade sócio ambiental e comprometidos com a sua saúde e dos familiares assim como dos demais membros da sua comunidade, além de fazer parte da Campanha do município que prevê reduzir casos notificados das doenças”, comentou.

As temáticas da Saúde e do Meio Ambiente figuram nas ações da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande como temas transversais e interdisciplinares de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que são trabalhados o ano letivo por meio de projetos de Educação Ambiental.

O Projeto: “Dengue, Zika vírus e Chikungunya: Conhecer Para Evitar” tem como objetivo contribuir na manutenção da saúde pública por meio da sensibilização da comunidade escolar sobre a importância da prevenção e do combate dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, partindo do ambiente escolar para o ambiente comunitário.

A metodologia do projeto prevê inicialmente  ouvir o aluno com o intuito de saber o conhecimento que possui sobre a temática, seguido de uma ampla pesquisa a respeito do mosquito e as doenças que ele pode transmitir. A partir do conhecimento teórico adquirido, serão trabalhados os modos de prevenção ao combate aos possíveis criadouros do mosquito na Unidade Escolar e no ambiente familiar. Durante esse processo, orientados pelos professores, os alunos deverão elaborar textos, cartazes, panfletos, amostras, participar de debates, seminários, gincanas e peças de teatro para que a informação se transforme em conhecimento,  prática e em hábito saudável de vida.

“O resultado pretendido com a implantação do Projeto nas unidades de ensino do município é sensibilizar e envolver a comunidade escolar para uma mudança de atitude. Ao mesmo tempo em que contribuímos com a Saúde Pública potencializamos o rendimento escolar, desenvolvendo práticas pedagógicas inovadoras que auxiliem nos processos de ensino aprendizagem com o olhar da educação ambiental, afinal, como agentes transformadores da sociedade  estamos sendo convidados a nos unirmos no combate ao Aedes aegypti a fim de termos uma cidade saudável”, declarou Fidelis.

Várzea Grande
Educação
Combate ao Aedes Aegypti
active
Plugin