Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Difícil de fisgar, tambaqui testa paciência e diverte moradores de Colíder

Difícil de fisgar, tambaqui testa paciência e diverte moradores de Colíder

Efeito de Onda

Página Difícil de fisgar, tambaqui testa paciência e diverte moradores de Colíder

  • 22/04/2019 às 08:58

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Crédito: Assessoria da Prefeitura

 

Apesar da timidez dos peixes, os mais de mil pescadores amadores que prestigiaram a 1ª Pesca Liberada no Lago dos Pioneiros, em Colíder, durante a sexta-feira (19.04), se divertiram e aprovaram o evento promovido pela Prefeitura de Colíder. O sucesso da iniciativa do prefeito Noboru Tomiyoshi rendeu elogios por parte da população.

Valdeir Dias não perdeu a oportunidade e chegou bem cedinho, às 5h da madrugada, para garantir o melhor local. Ele foi com a família. “Viemos cedo para marcar o lugar. E conseguimos pegar o nosso peixe. Foi uma manhã bem bacana de lazer”, afirma. “A gente veio para se divertir. É um evento que anima a população”, acrescenta Aristides Siqueira.

O desafio era fisgar o tambaqui. Não é um peixe fácil de fisgar, pois se assusta com facilidade e não gosta de barulho. Mesmo assim, com toda a movimentação de pessoas no entorno do lago, alguns moradores conseguiram a capturar a grande atração do almoço deste domingo.

“Ó, a fera ali. Deu muito trabalho para tirar o bicho da água”, comemorava Paulo. “Essa pesca no lago foi boa demais. O prefeito tem que liberar mais vezes para a população. Daqui a alguns dias tem que fazer outra. É gostoso, é animado. O bom é isso aí, a diversão e essa confraternização com os moradores de Colíder”, comenta.

Luiz Almeida também gostou muito. “Foi um primeiro evento, mas que já caiu no gosto da população de Colíder. Muita gente pegou o seu peixinho, que já é uma misturinha para o almoço de domingo. Gostei muito desse evento que o prefeito fez. Está de parabéns”, enaltece o trabalhador.

Nas redes sociais, os comentários confirmam a aprovação do evento. Hailton Pereira Canguçu diz que é uma oportunidade para aproximar as pessoas “Parabéns pela iniciativa. É muito bom interagir para a população interagir. Todo ano vou em Matupá. Também nunca pego peixe, mas é muito bom pela diversão. Pescaria é assim”. Rosangela Santos também aprova: “que bacana. Torcemos por mais momentos assim”. Thamyres Fernandes diz que “foi uma confraternização muito boa. Parabéns aos responsáveis”.

O prefeito Noboru confirma que para fisgar o Tambaqui é necessária muita paciência. “É uma espécie bem arredia, que se assusta com qualquer barulho. Tem muito peixe acima de 20 quilos no lago. Só que o instinto natural do tambaqui, a tabatinga e do pacu é se recolher. Nos pesqueiros acontece a mesma coisa. No começo, pega até uns dez peixes, depois eles somem. Quem tem represa e pesque-pague sabe disso, que só se pega o peixe com silêncio total”, explica.

Uma festa de família

O prefeito lembra que a pesca liberada tem como objetivo principal reunir os moradores de Colíder, oferecer esse momento de alegria e de confraternização, que é o verdadeiro espírito da Páscoa. “A maioria das pessoas viu com bons olhos. Gostou da pescaria e aprovou. Foi um reencontro de amigos mesmo. Foi um sucesso! E a gente está muito contente, muito feliz”.

Noboru enfatizou a participação destacada das crianças. “Elas se divertiram muito. Também muitas pessoas de idade e a presença da família. Acho que esse momento é especial por isso. Não pela pescaria em si, mas pelo reencontro de pessoas e pela confraternização das famílias de Colíder”, realça.

O gestor de Colíder também elogiou o comportamento ordeiro e educado das pessoas que participaram da pesca. “Não ocorreu nenhum incidente. Fica aqui o meu agradecimento especial à população que participou. O evento transcorreu na mais perfeita ordem. As pessoas recolheram o lixo, deram exemplo de civilidade. Não houve nenhuma confusão”, pontua.

Noboru também agradece o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e das equipes das secretarias municipais de Infraestrutura, de Esporte e de Saúde. “São profissionais que cuidaram para que as pessoas não entrassem no lago e garantiram a segurança. Mas a população apoiou. As pessoas ajudaram demais da conta com a segurança. Não houve nenhum, mas nenhum incidente. Foi um evento tranquilo e maravilhoso”

Nova Pesca Liberada

Noboru Tomiyoshi adianta que a pesca no Lago dos Pioneiros voltará a ser liberada em breve, provavelmente no Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro. “A gente tem essa expectativa de liberar a pesca para as crianças e suas famílias. Existe uma quantidade muito grande de peixe no lago. Nós precisamos realmente tirar um pouco para garantir a oxigenação durante a estiagem e que deve diminuir a quantidade de água”.

No entanto, o prefeito relembra que os moradores precisam estar conscientes de que os peixes que habitam o Lago dos Pioneiros se assustam facilmente com qualquer movimentação. “Essas espécies não são iguais ao piau, que não tem medo e morde a isca com muita facilidade. O tambaqui não, ele se esconde mesmo. Tem muito peixe lá, essa é a verdade. Mas o povo tem que estar ciente disso”, afirma Noboru.

Colíder
pesca
esporte
active
Plugin