Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Diamantino participa do surgimento do Instituto Mato-grossense da Carne

Diamantino participa do surgimento do Instituto Mato-grossense da Carne

Efeito de Onda

Página Diamantino participa do surgimento do Instituto Mato-grossense da Carne

  • 03/03/2016 às 11:23

Fonte: Gcom-MT

Crédito: Assessoria da Prefeitura

Estado que detém o maior rebanho bovino do Brasil, com 29,2 milhões de animais, Mato Grosso sai na frente e é o primeiro Estado a lançar um selo que atesta a qualidade da carne produzida em seu território. Lançado na quarta-feira (02.03), o selo “Carne de Mato Grosso”, é um produto do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), que passa a ser o sexto instituto deste segmento no mundo. Hoje esses institutos existem nos Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Austrália e Nova Zelândia. 

O secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Diamantino, Claudimar Barbacovi ‘Gaucho’ esteve presente no lançamento e representou o município na implantação do Imac.

Segundo maior exportador nacional de carne bovina do país, com 298 milhões de toneladas equivalente carcaça (TEC) comercializadas em mais de 18 países, Mato Grosso quer ser mais do que um produtor de boi, quer ser produtor de carne com qualidade certificada.

Na solenidade realizada no Centro de Eventos do Pantanal, o governador Pedro Taques explicou que a ideia do Imac surgiu em uma viagem ao Uruguai em outubro do ano passado. Taques destacou ainda que pretende expandir o selo de qualidade para outros setores, como suínos, aves e peixes.

“Todo este trabalho de desenvolvimento do selo foi construído em quatro meses e precisamos pensá-lo além, expandindo para outras culturas, vendendo qualidade. Qualidade certificada, por meio de um sistema de rastreabilidade inovador. Temos a melhor carne do mundo e vamos conquistar mercados mundo afora”. 

Pedro Taques apresentou a embalagem do Imac que padroniza a carne de Mato Grosso que será exportada. A ideia é que o produto saia dos frigoríficos já na caixa, que terá espaço para que cada indústria imprima o seu nome.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, Luciano Vacari, será o presidente do Imac. Para Vacari, a data de hoje é histórica não só para Mato Grosso, mas para a pecuária brasileira. “A pecuária está presente em todos os 141 municípios de Mato Grosso. Temos o maior rebanho do país e seremos o rebanho com melhor qualidade do país, sendo reconhecidos como o Estado que leva a pecuária a sério. Com certeza, o que estamos fazendo é modelo para o mundo. Vamos ser um Estado produtor de carne e não de boi”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, apresentou o selo “Carne de Mato Grosso”. Ele é composto por símbolos, como a bandeira de Estado em formato de código de barras, que atesta a rastreabilidade do produto. Leva ainda a estrela dourada da bandeira, que representa as riquezas do Estado, e o verde, que simboliza a produção sustentável praticada em Mato Grosso. Além disso, leva o nome do Brasil, para que seja reconhecido no mundo inteiro como um produto brasileiro, mas com destaque para o nome de Mato Grosso, além da palavra "beef", que aponta que o produto se trata de carne bovina.

“Os fatores econômicos que transformaram Mato Grosso nesta liderança agropecuária não serão os mesmos fatores e ferramentas que nos guiarão nos próximos 20 a 30 anos. Precisamos pensar diferente e nada mais sensato que criarmos o Imac, que tem como símbolo o selo da carne”, destacou Paludo.

Diamantino
pecuária
economia
active
Plugin