Página - Departamento de Cultura participa de evento sobre biblioteca e seus impactos na sociedade
Departamento de Cultura participa de evento sobre biblioteca e seus impactos na sociedade
Efeito de Onda
Página Departamento de Cultura participa de evento sobre biblioteca e seus impactos na sociedade
Crédito: Assessoria da Prefeitura
O V Fórum Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso debateu, durante três dias de evento, a biblioteca e seus impactos na comunidade, com participação de equipe do Departamento de Cultura de Porto Alegre do Norte. A discussão tem o intuito de promover um modelo de biblioteca para crianças grandes e pequenas, como traz a obra do escritor Carlos Drummond de Andrade.
O município de Primavera do Leste, no Sul do Estado, sedia o encontro nos dias 24, 25 e 26 de outubro, reunindo pessoas ligadas as gestões municipais, na área educacional e cultural.
Vários palestrantes abordam temas como o contexto da biblioteca e seus impactos políticos, sociais e econômicos com o Bibliotecário Cristian Brayner.
A importância do Profissional Bibliotecário no Processo de elaboração e implementação de políticas públicas para o seguimento bibliotecas com Raphael Cavalcante - presidente do CRB-1.
Bibliotecas Inspiradoras com Estevão de Mendonça.
Biblioteca em todo lugar - os livros e a palavra e as possibilidades de mudar o mundo - a biblioteca Modelo de Primavera do Leste com Wanderson Lana.
Também ocorreu o Festival Manoel de Barros de Poesia e Literatura - declamação das categorias Infantil, infanto-juvenil e juvenil na praça Matriz em Primavera do Leste.
De acordo com a coordenadora de Cultura Rosa Dilma, o Fórum possibilita um intercâmbio de conhecimentos e projetos que estão sendo idealizados em municípios pelo Estado.
“Porto Alegre do Norte tem o privilégio de ter uma Biblioteca que está em expansão e é visitada pelos estudantes e pela população em geral. Diariamente recebemos leitores e é este o objetivo, que as pessoas absorvam o conhecimento que os livros, as obras contidas na Biblioteca possam fornecer através da leitura. A meta é que mais pessoas tenham acesso. Estou muito feliz por estar aqui e poder levar ideias inovadoras para que a gestão possa implementar no município”, citou Rosa Dilma.
No último dia do Fórum, será feito um Painel, onde a coordenadora de Cultura e Turismo Rosa Dilma estará apresentando a Biblioteca de Porto Alegre do Norte, Fernanda Macruz considerada modelo de inspiração em MT.
Notícias para Você
Notícias para Você
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos
16 de Outubro de 2026 NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Visitação ao Vale dos Dinossauros segue até o dia 25 de outubro em Nossa Senhora do Livramento
O Vale dos Dinossauros já está instalado na Praça de Eventos Fernando de Barros, em Nossa Senhora do Livramento, e recebe o público de 16 a 25 de outubro. A atração integra as opções de lazer do município durante o Mês das Crianças, proporcionando uma experiência temática para crianças e fam…