Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Cooperativa investe na produção de pepino para fomentar agricultura familiar em Nova Ubiratã

Cooperativa investe na produção de pepino para fomentar agricultura familiar em Nova Ubiratã

Efeito de Onda

Página Cooperativa investe na produção de pepino para fomentar agricultura familiar em Nova Ubiratã

  • 02/07/2020 às 08:45

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Crédito: Assessoria da Prefeitura

Baixo investimento inicial, utilização de pouco espaço para produção e um mercado aquecido. Essas são algumas das vantagens descritas por quem escolheu a produção de pepino como fonte de renda.

O mercado promissor tem atraído à atenção de dezenas de pequenos produtores da região norte de Mato Grosso. Em Nova Ubiratã, segundo maior produtor de grãos do Estado, o plantio da hortaliça tem dividido espaço com lavouras de soja e algodão.

Um desses exemplos vem da Cooperativa Central Mato-Grossense da Agricultura Familiar (CCMAF). Implantada por meio de um convênio celebrado com a Fundação Banco do Brasil, a cooperativa deu início ao cultivo experimental de 4.500 unidades de pepino destinado para a produção de conserva.

Conforme o presidente da CCMAF, Rodrigo Cesar Jappe, a meta é dobrar a produção nos próximos 20 dias e com isso viabilizar a produção em outras pequenas propriedades rurais do município.

“Existe uma carência muito grande de produto no mercado (...) nossa produção já está toda comprometida com uma empresa de Sinop. Neste semestre, conversamos com outras duas empresas do sul do país que demonstraram interesse em adquirir o pepino produzido em nossa região. Isso demonstra que o mercado está aquecido e que é uma ótima opção para fomentar a agricultura familiar”, pontua.

Além de pepino, a cooperativa também deu início à produção de mudas nativas e frutíferas. Com uma capacidade de 1 milhão de unidades, a entidade deve ser o maior fornecedor de mudas para reflorestamento de áreas degradas e formação de pomares.

“O viveiro funciona como um campo de pesquisas a céu aberto. Paralelamente ao cultivo de pepino, trabalhamos com a seleção daquelas mudas que melhor se adaptam a nossa região o que garante a qualidade do material produzido”, explica o técnico florestal e tecnólogo em gestão ambiental, Elinaldo Fernandes de Souza.

“A preservação ambiental e a produção de grãos em larga escala precisam ‘caminhar’ juntas. O agronegócio é formado pelo grande e pelo pequeno produtor. Quando incentivamos ações deste tipo estamos garantindo a sustentabilidade e, por consequência, o futuro das novas gerações”, frisa o prefeito Valdenir José dos Santos durante visita a sede da cooperativa.

O gestor aproveitou a oportunidade para enaltecer o apoio recebido da iniciativa privada e de entidades representativas, entre elas o Conselho Municipal de Regularização Fundiária e Desenvolvimento Sustentável (Conredes).

“Estamos diante de mais um projeto em que a união de algumas instituições trazem um resultado positivo para toda a sociedade”, conclui.

Nova Ubiratã
agricultura familiar
pepino
cooperativa
active
Plugin