Página - Cinesolarzinho faz a alegria de crianças e adolescentes de Poconé
Cinesolarzinho faz a alegria de crianças e adolescentes de Poconé
Efeito de Onda
Página Cinesolarzinho faz a alegria de crianças e adolescentes de Poconé
Crédito: Assessoria da prefeitura
Durante dois dias, 19 e 20 de junho, o projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil, que exibe filmes a partir da energia solar, promovendo arte e sustentabilidade, esteve fazendo a alegria de crianças e adolescentes do município de Poconé, através do Cinesolarzinho.
O Cinesolarzinho é uma realização da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Em Poconé, o projeto contou com o patrocínio da Águas de Poconé e apoio da prefeitura de Poconé, da secretaria municipal de Educação e secretaria municipal de Turismo e Cultura, além do apoio tecnológico da Sices Solar e institucional da Mercedes Benz.
Na noite do dia 19 (terça-feira), a van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas esteve em frente à Escola Municipal João Godofredo, no bairro João Godofredo, levando a magia da 7ª arte (cinema) para centenas de crianças e adolescentes. Jovens e adultos, moradores da região, também puderam prestigiar, de perto, a ação.
Junto com a exibição de filmes, o Cinesolarzinho realiza diversas atividades relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente, dentre elas, a Oficina de Cinema (Oficinema Solar), onde, além de participarem de uma introdução ao mundo audiovisual, as crianças produzem seus próprios curtas-metragens.
Já na quarta-feira (20), o projeto fez a alegria das crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Avelino Correa da Costa, localizada no bairro Cruz Preta. No interior do veículo (van), existem assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas, além de sistema de projeção.
O objetivo é levar a diversas cidades do país eventos instigantes das séries de cinema ao ar livre, democratizando o acesso às produções audiovisuais e promovendo ações sustentáveis através do projeto.
Notícias para Você
Notícias para Você
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos
16 de Outubro de 2026 NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Visitação ao Vale dos Dinossauros segue até o dia 25 de outubro em Nossa Senhora do Livramento
O Vale dos Dinossauros já está instalado na Praça de Eventos Fernando de Barros, em Nossa Senhora do Livramento, e recebe o público de 16 a 25 de outubro. A atração integra as opções de lazer do município durante o Mês das Crianças, proporcionando uma experiência temática para crianças e fam…