Página - Cinco obras de artista sorrisense concorrem a prêmio da Associação de Ilustradores (AOI) do Reino Unido
Cinco obras de artista sorrisense concorrem a prêmio da Associação de Ilustradores (AOI) do Reino Unido
Efeito de Onda
Página Cinco obras de artista sorrisense concorrem a prêmio da Associação de Ilustradores (AOI) do Reino Unido
Crédito: Ilustrações: Lucas Henrique Ferreira
Na última quinta-feira (23.05), o artista e animador 2D Lucas Henrique Ferreira, da cidade de Sorriso, recebeu a notícia de que suas obras foram selecionadas e estão na longlist para concorrer a prêmio mundial no renomado World Illustration Awards (WIA) 2024, competição organizada e promovida pela AOI em parceria com o Directory of Illustration.
Fundada em 1973, a AOI tem como objetivo promover trabalhos de ilustradores e apoiar a criatividade conectando esses profissionais à indústria. Desde 1976 ela tem organizado concursos de ilustração. A mais recente encarnação, o WIA, vem crescendo desde 2015 apresentando obras de artistas internacionais com diferentes pontos de vista e experiências.
De acordo com Lucas Henrique Ferreira, foi uma surpresa ser selecionado nessa disputa. “Me inscrevi sem muitas expectativas. Quando participamos de eventos deste nível, sem conhecer nossos concorrentes, não podemos mensurar a qualidade das obras apresentadas. Em virtude disso, o resultado acaba sendo sempre uma grande surpresa, como foi para mim”, explica o artista.
Ele contou que tudo começou por acaso, quando seu projeto foi aprovado no Edital de Seleção Pública N° 002/2023, Festival da Cultura 2023, da Prefeitura de Sorriso. “A partir da aprovação do projeto, tive a oportunidade de fazer uma série de ilustrações chamadas “Raízes em Cores”, para serem expostas no museu da cidade. Eu aproveitei essas ilustrações para me inscrever no prêmio”, diz.
Para o Secretário da pasta de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernandes, “fazer parte do WIA oferece uma série de benefícios e oportunidades significativas aos participantes, desde a fase de chamada de inscrições até os anúncios dos vencedores. Isso inclui ferramentas de autopromoção, eventos de networking e recursos nas plataformas WIA”, explica.
Como funciona a competição WIA 2024?
Podem participar ilustradores(as), incluindo duplas e coletivos, residentes em qualquer país, maiores de 18 anos. Os ilustradores podem inserir quantos projetos quiserem e devem se inscrever em uma das 10 categorias que se encaixam melhor no contexto em que a ilustração será usada: publicidade; capas de livros, publicação comercial; publicação alternativa; publicação infantil; design, produto e embalagem; editoria; exploração; ciência e tecnologia e site específico.
Os prêmios gerais incluem:
Troféu WIA; prêmio em dinheiro de 2 mil libras; pacote de marketing de duas páginas no Diretório de Ilustração, no valor de 4.330 dólares, incluindo um portfólio profissional de 100 imagens. Os dez vencedores da categoria de novos talentos receberão um prêmio em dinheiro de 1 mil libras e uma cópia do Diretório de Ilustração.
O que os juízes estão procurando?
Cada entrada é revisada por um painel de especialistas independentes da indústria, que usará os seguintes critérios para procurar uma ótima ilustração que é: tecnicamente excelente; comunica a sua ideia ou mensagem de forma brilhante e explora a ilustração como uma forma de arte.
Quais são as datas-chave?
• 1 de dezembro de 2023 - abertura de inscrições
• 3 de janeiro de 2024 - a oferta de early bird termina (meia-noite, horário do Reino Unido)
• prorrogado até 22 de fevereiro de 2024 - prazo para inscrição
• Março - Maio 2024 - julgando
• Maio 2024 - Anúncio da longlista
• Julho de 2024 - Lista de candidatos anunciada
• Setembro de 2024 - Vencedores anunciados
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938
Notícias para Você
Notícias para Você
05 de Novembro de 2026 CUIABÁ
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá, recebe exposição fotográfica coletiva “À Beira”
O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha recebe, até o dia 30 de dezembro, a exposição fotográfica coletiva “À Beira – o rio, a gente e o tempo”. O evento, com entrada gratuita e classificação livre, é realizado com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal…
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos