Página - Água distribuída à população juscimeirense é de excelente qualidade, segundo análise
Água distribuída à população juscimeirense é de excelente qualidade, segundo análise
Efeito de Onda
Página Água distribuída à população juscimeirense é de excelente qualidade, segundo análise
Crédito: Assessoria da Prefeitura
Sempre atento à qualidade que serve à população e com um rigoroso controle de qualidade, o Departamento de Água e Esgoto de Juscimeira divulgou o resultado da análise da água realizado durante todos os meses do ano de 2018, conforme determina o Decreto nº 5440/2015, do Ministério da Saúde. O resumo das análises mensais é distribuído com um informativo e a fatura vigente, para todas as Unidades Consumidoras do município.
Segundo o químico responsável pela análise, Nilton Sérgio Gonçalves, a água distribuída através do DAE Juscimeira é proveniente do lençol subterrâneo com pureza natural e excelente qualidade dentro dos
parâmetros exigidos.
“Durante todos os meses são colhidas um número determinado de amostras e em nenhuma delas teve ocorrência de coliformes (bactérias). Para chegar até a casa do consumidor é feito apenas o tratamento com cloro com a finalidade de proteger caso neste percurso a rede sofra alguma contaminação conseqüência de vazamento”, explicou o químico.
De acordo com diretor do DAE, Julio Pedro Júnior, os números das amostras analisadas, conforme a tabela resumida, estão acima da exigência do Ministério da Saúde. Nelas são observadas a parte química
(cloro residual livre e pH ), bacteriológico (coliforme) e a parte física estética da água (turbidez e cor).
“É muito importante destacar que o cidadão deve cuidar dos seus reservatórios e caixas d´água, realizando a limpeza dos mesmos a cada seis meses. O Departamento de Água garante a qualidade do liquido até o cavalete, do portão para dentro é de responsabilidade do consumidor”, alertou.
Ainda segundo Júlio, mudanças de hábitos são atitudes simples que ajudam a economizar a água e o seu dinheiro. “Cuide bem do Hidrômetro. Bem conservado e com lacre intacto, registra com segurança a quantidade real de água consumida. O Hidrômetro é um bem público, mas a conservação e guarda do aparelho são também de responsabilidade do consumidor. Somente funcionários credenciados pelo DAE podem fazer a manutenção”, concluiu.
Notícias para Você
Notícias para Você
16 de Outubro de 2026 DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino lança Programa “Papel Zero” para reduzir uso de papel nos processos administrativos
16 de Outubro de 2026 NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Visitação ao Vale dos Dinossauros segue até o dia 25 de outubro em Nossa Senhora do Livramento
O Vale dos Dinossauros já está instalado na Praça de Eventos Fernando de Barros, em Nossa Senhora do Livramento, e recebe o público de 16 a 25 de outubro. A atração integra as opções de lazer do município durante o Mês das Crianças, proporcionando uma experiência temática para crianças e fam…