Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Minha Casa, Minha Vida abre nova seleção para municípios com até 50 mil habitantes

Minha Casa, Minha Vida abre nova seleção para municípios com até 50 mil habitantes

Efeito de Onda

Página Minha Casa, Minha Vida abre nova seleção para municípios com até 50 mil habitantes

  • 27/05/2025 às 07:51

Fonte: Agência CNM

Crédito: Divulgação AMM

Durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o Ministério das Cidades anunciou a abertura de uma nova seleção de propostas do Programa Minha Casa, Minha Vida, voltada à construção de moradias em áreas urbanas por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). A iniciativa, segundo a pasta, é voltada a Municípios com até 50 mil habitantes, na modalidade FNHIS Sub-50, atendendo a um pleito da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A seleção foi oficializada por meio da  Portaria 483/2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira, 26 de maio.

Processo de inscrição
Os Municípios que desejam apresentar propostas devem realizar o cadastro na plataforma TransfereGov e submeter uma carta consulta (Proposta-seleção PAC-Programa_FNHIS – inserir o código 5600020250012), dentro do prazo de cinco dias, a contar da publicação da Portaria 483 de 2025, realizada nesta segunda-feira, 26 de maio.  


A CNM orienta que os gestores verifiquem previamente seus cadastros na plataforma TransfereGov, a fim de evitar contratempos no momento da submissão. A Plataforma estará  recebendo as propostas a partir das 14h desta segunda-feira, 26 de maio. Após  o prazo de cinco dias para Municípios e Estados interessados submeterem as propostas, o Ministério das Cidades terá até 60 dias para realizar a seleção, conforme detalhado no anexo 2 da Portaria.


Limite de unidades habitacionais
- Uma proposta para Municípios com até 25 mil habitantes: até 20 unidades habitacionais.
- Uma proposta para Municípios com mais de 25 mil e até 50 mil habitantes: até 40 unidades habitacionais.
Os governos estaduais também podem apresentar propostas para mais de um Município, desde que respeitados os limites e os parâmetros por localidade.


A meta de contratação é 20 mil unidades habitacionais distribuídas entre os Municípios com até 50 mil habitantes. Dessa forma, a CNM orienta os Municípios a consultarem as metas estaduais previstas no Anexo 3 da Portaria 483/2025. Os Municípios que participaram da seleção anterior podem participar do novo processo. As regras para o enquadramento, requisitos e seleção das propostas estão estabelecidas na Portaria 1.416/2023.


Recomendações da CNM
A CNM reforça a necessidade de uma leitura atenta da Portaria para compreender todas as exigências e as etapas do processo, especialmente as referentes ao terreno. Para mais informações, a CNM recomenda o contato com as equipes regionais de habitação da  Caixa Econômica Federal. A equipe de Planejamento Territorial e Habitação está disponível pelo e-mail habitacao@cnm.org.br. Acompanhe o site da CNM para mais informações.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

Radar AMM
habitação
Minha Casa Minha Vida
active
Plugin