Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Página - Gestores têm até 1º de agosto para manifestar interesse na repactuação de obras da saúde

Gestores têm até 1º de agosto para manifestar interesse na repactuação de obras da saúde

Efeito de Onda

Página Gestores têm até 1º de agosto para manifestar interesse na repactuação de obras da saúde

  • 09/07/2025 às 07:17
  • - Atualizado há 4 meses

Fonte: Agência CNM

Crédito: Divulgação AMM

Portaria 7.384/2025, publicada no Diário Oficial da União, traz a reabertura de prazo para manifestação de interesse e entrega de documentos das repactuações entre o Ministério da Saúde e os entes federativos e a reativação de obras ou serviços de engenharia destinados à saúde. A medida se refere às obras no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde.

Com a publicação, os gestores têm até o dia 1º de agosto para manifestar interesse. Dentre as obras que poderão ser retomadas estão unidades básicas de saúde, academias da saúde, construção e ampliação de Unidades de Pronto Atendimento, Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), unidades de acolhimento e Centros Especializados em Reabilitação (CERs). Os interessados devem enviar toda a documentação necessária para retomar obras paralisadas ou regularizar obras já concluídas no painel do InvestSUS.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que o governo federal informou que não haverá nova reabertura de prazo. Sendo assim, caso não haja execução ou prestação de contas adequada, o Ministério da Saúde poderá solicitar a devolução dos recursos à União e, se for o caso, abrir tomada de contas especial.

A entidade tem atuado de forma constante para viabilizar a retomada de obras na área da saúde. No entanto, reconhece que ainda são necessários avanços significativos, especialmente porque muitos programas do governo federal não preveem recursos para aquisição de equipamentos e custeio do funcionamento desses novos serviços. Essa lacuna cria o risco de que, a longo prazo, os Municípios tenham de arcar sozinhos com os custos, comprometendo o equilíbrio financeiro local e a sustentabilidade das ações de saúde ofertadas à população. Por outro lado, esta é uma nova oportunidade para os novos gestores avaliarem se vale a pena retomar a obra e se o recurso, mesmo atualizado pelo Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC), será suficiente para a conclusão. 

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

Radar AMM
repactuação
obras da saúde
active
Plugin