Representar e defender os municípios mato-grossenses nas esferas estadual e nacional, pleiteando o atendimento de demandas prioritárias para viabilizar gestões eficientes e resultados satisfatórios para a população.
Visão
Tornar-se referência para o movimento municipalista nacional por sua atuação, liderança, organização, efetividade técnica e institucional.
Valores
Apartidarismo, transparência, confiabilidade, eficiência, comprometimento, responsabilidade e credibilidade.
Objetivos da organização
Congregar os Municípios
Promover estudos e pesquisas que objetivem o desenvolvimento municipalista
Promover estudos e pesquisas para o desenvolvimento municipal, integrando ações municipalistas
Promover o aperfeiçoamento da Administração Municipal, através de assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa
Estimular a colaboração mais estreita entre as municipalidades e as Administrações Federais e outros órgãos de assistência aos Municípios
Manter serviços de consulta e assistência jurídica e administrativa
Elaborar, aprovar e acompanhar a execução e implantação de planos, programas e projetos
Promover congressos, simpósios, seminários
Estudar e sugerir a adotação de normas legais com o objetivo de direcionar o funcionamento das Administrações Municipais
Histórico da AMM
A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM é a consolidação de um grande projeto municipalista. Fundada em 4 de maio de 1983, a AMM surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo.
A ata de constituição registra a assinatura de 53 prefeitos, que se uniram em torno do projeto, idealizado pelas principais lideranças municipais da época, com o apoio do então governador Júlio José de Campos.
Com apenas nove funcionários, a primeira sede da AMM foi inaugurada em 1983 no Edifício Milão, no Centro de Cuiabá, onde funcionou até 1988, quando a entidade foi instalada no atual prédio, na Avenida Hist. Rubens de Mendonça.
A entidade foi fundada com o objetivo de congregar e defender os interesses dos municípios; liderar as lutas municipalistas, fazendo a interlocução junto aos poderes no âmbito federal e estadual; prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa; ajudar a elaborar planos, programas e projetos de desenvolvimento dos municípios associados; promover cursos de capacitação, congressos, simpósios, seminários e reuniões para debates de problemas técnicos e administrativos dos municípios, entre outros.
O primeiro presidente da AMM foi o então prefeito de Cuiabá, Anildo Lima Barros (1983/1985), e o primeiro secretário executivo, o professor Geraldo Ferreira Gomes, que voltou a ocupar o cargo em gestões posteriores.
Ocuparam ainda o cargo de secretário executivo: Luiz Mariano de Alencar, Adjaime Ramos de Souza, Argon Norberto Hachman, Ataíde Pereira Leite,Lieda Rezende Brito, Mauricio Munhoz, e Darci Lovato.
Ex Presidentes
Anildo Lima Barros
1983/1985
Cuiabá
Darcy Capistrano de Oliveira
1985/1987
Diamantino
Fausto de Souza Faria
1987/1989
Rondonópolis
Evaldo Jorge Leite
1989/1991
Colíder
João Batista Rodrigues Alves
1991/1992
Barão de Melgaço
Aparecido Briante
1992/1993
São José do Rio Claro
Hélio Antunes Brandão Filho
1993/1995
Jangada
Vilceu Marchetti
1995/1997
Primavera do Leste
Jair Benedetti
1997/1999
Comodoro
Érico Piana Pinto Pereira
1999/2000 - 2001/2002
Primavera do Leste
Ezequiel Ângelo Fonseca
2003/2004
Reserva do Cabaçal
José Aparecido dos Santos
2005/2006 e 2007/2008
Nova Marilândia
Pedro Ferreira de Souza
2009/2010
Jauru
Meraldo Figueiredo Sá
2011/2012
Acorizal
Valdecir Luiz Colle
2013/2014
Juscimeira
Neurilan Fraga
2015/2016, 2017/2018, 2019/2020, 2021/2023
Nortelândia
Atuação
A AMM atua na defesa institucional e na prestação de serviços aos municípios com ações pautadas no apartidarismo, na administração democrática e na parceria. Além da participação dos prefeitos nas principais decisões, a AMM ainda conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Tribunal de Contas, entre outros segmentos representativos.
A prestação de serviço de qualidade é uma das prioridades da AMM, que oferece aos municípios assessoria nas áreas técnica, administrativa, jurídica, contábil, de engenharia, entre outros.
Diretoria e Conselho
Navegação Diretoria e Conselho
GESTÃO 2024/2026
GESTÃO 2021/2023
BIÊNIO 2019/2020
BIÊNIO 2017/2018
BIÊNIO 2015/2016
BIÊNIO 2013/2014
BIÊNIO 2011/2012
BIÊNIO 2009/2010
BIÊNIO 2007/2008
BIÊNIO 2005/2006
BIÊNIO 2003/2004
BIÊNIO 2001/2002
BIÊNIO 1999/2000
BIÊNIO 1997/1999
BIÊNIO 1995/1997
BIÊNIO 1993/1995
BIÊNIO 1991/1993
BIÊNIO 1989/1991
BIÊNIO 1987/1989
BIÊNIO 1985/1987
BIÊNIO 1983/1985
Diretoria da AMM – Triênio 2024/2026
Presidente de Honra: Deputado federal - Juarez Alves da Costa
Zenildo Pacheco Sampaio – Nossa Senhora Do Livramento
Aparecido Marques Moreira – Ribeirãozinho
Nivaldo Ponciano Coelho – Reserva Do Cabaçal
Suplentes:
Juracyr Resende Da Cunha – General Carneiro
José Carlos Junqueira De Araújo – Rondonópolis
Maria Manea Da Cruz – Lambari D’oeste
Presidente de Honra: José Aparecido dos Santos
Presidente: Pedro Ferreira de Souza (Jauru)
1º Vice-presidente: Manoel Rodrigues de Freitas Neto (Terra Nova do
Norte)
2º Vice-presidente: Geraldo Martins Dias da Silva (Vale de São
Domingos)
3º Vice-presidente: Naftaly Calixto da Silva (Vila Rica)
4º Vice-presidente: Alcides Batista Filho (Alto Araguaia)
5º Vice-presidente: Ernane José Sander (Itiquira)
Secretário: Jamar da Silva Lima (Nova Brasilândia)
1º Secretário: Neurilan Fraga (Nortelândia)
2º Secretário: Máximo Antonio Rodrigues dos Santos (Torixoréu)
Tesoureiro Geral: Joemil José Baudino de Araújo (Rosário Oeste)
1º Tesoureiro: Nelci Capitani (Colniza)
2º Tesoureiro: Marcelo Ribeiro Alves (Barão de Melgaço)
CONSELHO FISCAL
Maria Izaura Dias Alfonso (Alta Floresta)
Waldemir Antonio Da Silva (Novo Santo Antonio)
Wilson Virgínio De Lima (São Pedro Da Cipa)
Benedito De Oliveira (Porto Estrela)
Osvaldo Katsuo Minakami (Salto Do Céu)
Beatriz De Fátima Sueck Lemes (Nova Monte Verde)
Residente de Honra: Hilton Campos (Juína)
Presidente: José Aparecido dos Santos (Nova Marilândia)
1º Vice-presidente: Zeno José Andrade Gonçalves (Rosário Oeste)
2º Vice-presidente: Manuel Messias Sales (Feliz Natal)
3º Vice-presidente: Francisco Carlos Carlinhos do Nascimento (Paranatinga)
4º Vice-presidente: José Guedes de Souza (Rondolândia)
5º Vice-presidente: Dimorvan Alencar Brescancim (Campo Verde)
Secretário Geral: Pedro Ferreira de Souza (Jauru)
1º Secretário: Murilo Domingos (Várzea Grande)
2º Secretário: Manoel Rodrigues de Freitas Neto (terra Nova do Norte)
Tesoureiro Geral: Augustinho Freitas Martins (pedra Preta)
1º Tesoureiro: Nagib Elias Quedi (Luciara)
2º Tesoureiro: Benedito Paulo de Campos (Jangada)
CONSELHO FISCAL
Titular: Walter Lopes Farias (Canarana)
Titular: Pedro Brunetta (Santo Antônio do Leste)
Titular: Denio Peixoto Ribeiro (Panalto da Serra)
Titular: Maria Izaura Dias Alfonso (Alta Floresta)
Titular: Celso Paulo Banazeski (Colíder)
Suplente: José Humberto Macedo (Guarantã do Norte)
Suplente: João de Souza Luz (Novo Santo Antonio)
Suplente: Mauro André Businaro (Porto Estrela)
Suplente: Edson Harold Wegner (Gaúcha do Norte)
Suplente: Ednilson Luiz Faitta (Aripuanã)
Secretário Executivo: Adjaime Ramos de Souza
Presidente de Honra: Hilton Campos - Prefeito de Juína
Presidente: José Aparecido dos Santos - Prefeito de Nova Marilândia
1º Vice-presidente: Nilson Aparecido Leitão - Prefeito de Sinop
2º Vice-presidente: Maurício Cardoso Tonhá - Prefeito de Água Boa
3º Vice-presidente: Carlos Roberto Rempel - Prefeito de Santa Cruz do Xingu
4º Vice-presidente: José Guedes de Souza - Prefeito de Rondolândia
5º Vice-presidente: Revelino Braztrevisan - Prefeito de Porto dos Gaúchos
Secretário Geral: Murilo Domingos - Prefeito de Várzea Grande
1º Secretário: Juracy Moraes de Aquino - Prefeito de General Carneiro
2º Secretário: Pedro Ferreira de Souza - Prefeito de Jauru
Tesoureiro Geral: Augustinho Freitas Martins - Prefeito de Pedra Preta
1º Tesoureiro: Zózimo Wellington Ferreira - Prefeito de Barra do Garças
2º Tesoureiro: Valter Lopes Farias - Prefeito de Canarana
CONSELHO FISCAL
Titular: José Humberto Macedo - Prefeito de Guarantã do Norte
Titular: Newton de Freitas Miotto - Prefeito de Pontes e Lacerda
Titular: Eraldo Vera - Prefeito de Ribeirãozinho
Suplente: Aniceto de Campos Miranda - Prefeito de Barrado Bugres
Suplente: Pedro de Alcântara - Prefeito de Paranaíta
Suplente: Antônio Luiz César de Castro - Prefeito de Nova Canaã do Norte
Secretário Executivo: Adjaime Ramos de Souza
Presidente de Honra: Érico Piana Pinto Pereira - Prefeito Primavera do Leste
Presidente: Ezequiel Angelo Fonseca - Prefeito de Reserva do Cabaçal
1º Vice-presidente: Rodomildo Rodrigues da Silva - Prefeito de Nortelândia
2º Vice-presidente: Joaquim Matias Valadão - Prefeito de Campinápolis
3º Vice-presidente: Zeno José A. Gonçalves–prefeito de Rosário Oeste
4º Vice-presidente: Adriano Xavier Piveta - Prefeito de Nova Mutum
5º Vice-presidente: Altir Antônio - Prefeito de Juína
Secretário Geral: Raniel Antônio Corte - Prefeito de Pontal do Araguaia
1º Secretário: Anilson Ferreira - Prefeito de Indiavaí
2º Secretário: Antônio de Andrade Junqueira - Prefeito de São José dos Quatros Marcos
Tesoureiro Geral: Antônio Rodrigues da Silva - Prefeito de Poxoréo
1º Tesoureiro: Neuci Capitani - Prefeito de Colniza
2º Tesoureiro: Pedro Luiz Brunetta - Prefeito de Santo Antônio do Leste
CONSELHO FISCAL
Titular: Francelino Pedro da Silva Filho - Prefeito de Guiratinga
Titular: Daniel Francisco Faria - Prefeito de São Pedro da Cipa
Titular: Juvenal Alexandre da Silva - Prefeito de Nova Marilândia
Suplente: Naftaly Calisto da Silva - Prefeito de Vila Rica
Suplente: Ciderval Carvalho de Azevedo - Prefeito de Lambari D’oeste
Suplente: Enio Alves da Silva - Prefeito de União do Sul
Secretário Executivo: Ataíde Pereira Leite
Presidente de Honra: Vicente Emílio Vuolo - Ex-senador
Presidente : Érico Piana Pinto Pereira - Prefeito Municipal de Primavera do Leste
1º Vice-presidente: Hélio Antunes Brandão Filho - Prefeito Municipal de Jangada
2º Vice-presidente: Alcenor Alves de Souza - Prefeito Municipal de Alto Paraguai
3º Vice-presidente: Hélio José do Carmo - Prefeito Municipal de São José do Xingu
4º Vice-presidente: Jacob André Bringsken - Prefeito Mun. de Vila Bela da S. Trindade
5º Vice-presidente: Ságuas Moraes de Souza - Prefeito Municipal de Juína
Secretário Geral: José Euclides dos Santos Filho - Prefeito Municipal de Poconé
1º Secretário: Rodomildo Rodrigues Silva - Prefeito Municipal de Nortelândia
2º Secretário: Sebastião Moreira da Silva - Prefeito Mun. de Chapada dos Guimarães
Tesoureiro Geral: Otaviano Olavo Piveta - Prefeito Municipal de Lucas do
Rio Verde
1º Tesoureiro: Anilson Ferreira - Prefeito Municipal de Indiavaí
2º Tesoureiro: Silda Kochemborger - Prefeita Municipal de Apiacás
CONSELHO FISCAL
Titular: Juracy Moraes de Aquino - Prefeito Municipal de General Carneiro
Titular: Sérgio Benetti - Prefeito Municipal de Nova Brasilândia
Titular: Jerônimo Samita Maia Neto - Prefeito Municipal de Alto Araguaia
Suplente: Antonio Rodrigues da Silva - Prefeito Municipal de Poxoréo
Suplente: Vilson Piovesan Pompermayer - Prefeito Municipal de Comodoro
Suplente: Iron Marques Parreira - Prefeito Municipal de Confresa
Presidente de Honra: Vicente Emílio Vuolo - Ex-senador
Presidente: Érico Piana Pinto Pereira - Prefeito Municipal de Primavera do Leste
1º Vice-presidente: Jaime Marques - Prefeito Municipal de Colíder
2º Vice-presidente: Natanael Matos Nascimento - Prefeito Municipal de Arenápolis
3º Vice-presidente: Isani Luiza Konerat - Prefeita Municipal de Vera
4º Vice-presidente: Arnaldo Luiz Pereira - Prefeito Municipal de Barra do Bugres
5º Vice-presidente: Luiz Elias Abdalla - Prefeito Municipal de Água Boa
Secretário Geral: Lutéro Siqueira da Silva - Prefeito Municipal de Guarantã do Norte
1º Secretário: Jaime Luiz Muraro - Prefeito Municipal de Tangará da Serra
2º Secretário: Cleomenes Neres Costa - Prefeito Municipal de Santa Terezinha
Tesoureiro Geral: Ataíde Pereira Leite - Prefeito Municipal de Mirassol D’oeste
1º Tesoureiro: Fernando Luiz de Carvalho - Prefeito Municipal de Rosário Oeste
2º Tesoureiro: Carlos Pirota Neto - Prefeito Municipal de S. J. dos Quatro Marcos
CONSELHO FISCAL
Titular: Eduardo Gomes Silva - Prefeito Municipal de Alto Paraguai
Titular: Ramon Araújo Itacarambi - Prefeito Municipal de Juscimeira
Titular: Maria da Glória Ribeiro Garcia - Prefeita Municipal de Stº Antonio do Leverger
Suplente: Odete Lopes de Brito - Prefeito Municipal de Luciara
Suplente: José Antonio Castilho - Prefeito Municipal de Porto dos Gaúchos
Suplente: Noêmia Presser Niedermeier - Prefeito Municipal de Alto Araguaia
Presidentede Honra: Vicente da Riva - Prefeito Municipal de Altafloresta
Presidente: Jair Benedetti - Prefeito Municipal de Comodoro
1º Vice-presidente: Priminho Antonio da Riva - Prefeito Municipal de Juara
2º Vice-presidente: Aloisio Coelho de Barros - Prefeito Municipal de Cáceres
3º Vice-presidente: Maria da Gloria Ribeiro Garcia - Prefeita Municipal de Stº Antonio do Leverger
4º Vice-presidente: João Batista de Almeida Filho - Prefeito Municipal de Diamantino
5º Vice-presidente: Cleomar José da Costa - Prefeito Municipal de Dom Aquino
Secretário Geral: Iron Marques Pereira - Prefeito Municipal de Confresa
1º Secretário: José Antonio Mesquita - Prefeito Municipal de Araguainha
2º Secretário: Alberto Carvalho de Souza -prefeito Municipal de Rondonópolis
Tesoureiro Geral: Lindberg Nunes Rocha - Prefeito Municipal de Poxoréo
1º Tesoureiro: Luiz Elias Abdalla - Prefeito Municipal de Água Boa
2º Tesoureiro: Luiz Vicente de Arruda Falcão - Prefeito Municipal de Poconé
CONSELHO FISCAL
Titular: Ezequias Vicente da Silva -prefeito Municipal de Brasnorte
Titular: Francisco de Assis Tenório - Prefeito Municipal de Peixoto de Azevedo
Titular: Aírton Rondina Luiz - Prefeito Municipal de Araputanga
Suplente: Fernando Luíz de Carvalho - Prefeito Municipal de Rosário Oeste
Suplente: Ezequiel Ângelo da Fonseca - Prefeito Municipal de Reservado Cabaçal
Suplente: Lutéro Siqueira da Silva - Prefeito Municipal de Guarantã do Norte
Presidente: Vilceu Francisco Marcheti - Prefeito Municipal de Primavera do Leste
1º Vice-presidente: Hélio Antunes Brandão Filho - Prefeito Municipal de Jangada
2º Vice-presidente: Jerônimo A. dos Santos Filho - Prefeito Municipal de São José do Xingu
3º Vice-presidente: Robson Luiz Soares da Silva - Prefeito Municipal de Alta Floresta
4º Vice-presidente: Hilton Campos - Prefeito Municipal de Juína
5º Vice-presidente: José Francisco Remédio - Prefeito Municipal de Glória D´oeste
Secretário Geral: Vandir Osmar Vaz Guimarães - Prefeito Municipal de Guarantã do Norte
1º Secretário: Beatriz Helena M. Canavarro - Prefeita Municipal de Rosário Oeste
2º Secretário: Antonio Francisco M. da Silva - Prefeito Municipal de N. Srª do Livramento
Tesoureiro Geral: Jerônimo Samita Maia Neto - Prefeito Municipal de Alto Araguaia
1º Tesoureiro: Paulo Vicente Nunes - Prefeito Municipal de Lucas do Rio Verde
2º Tesoureiro: Luiz Antônio B. de Souza - Prefeito Municipal de Araputanga
CONSELHO FISCAL
Presidente: Osmari Cezar Azevedo - Prefeito Municipal de Araguainha
Membro: Clóvis José de Siqueira - Prefeito Municipal de Planalto da Serra
Membro: Vilson Ascari - Prefeito Municipal de Nortelândia
Suplente: Carlos Batista da Silva - Prefeito Municipal de Lambari D’oeste
Suplente: Ciro Siqueira G. Sobrinho - Prefeito Municipal de Barão de Melgaço
Suplente: Célia Maria Soares Orioni - Prefeita Municipal de Guiratinga
Patrono: Juraci Moraes de Aquino - Prefeito Municipal de General Carneiro
Diretor Superintendente: Adjaime Ramos de Souza
Presidente de honra: Jaíme Veríssimo de Campos - Governador do estado/MT
Presidente: Hélio Antunes Brandão Filho - Prefeito Municipal de Jangada
1º vice-presidente: Vandir Vaz Guimarães - Prefeito Municipal de Guarantã do norte
2º vice-presidente: Olinda Costa Saggin - Prefeita Municipal de Torixoréu
3º vice-presidente: Leonísio Lemos de Mello - Prefeito Municipal de Peixoto de Azevedo
4º vice-presidente: José Aparecido dos Santos - Prefeito Municipal de Nova Marilândia
5º vice-presidente: Paulo de Souza Duarte - Prefeito Municipal de Vila Rica
Secretário Geral: Demilson Nogueira Moreira - Prefeito Municipal de Ponte Branca
1º secretário: Vilceu Francisco Marcheti - Prefeito Municipal de Primavera do Leste
2º secretário: luizcancian - Prefeito Municipal de Canarana
Tesoureiro Geral: Nelson Orlato - Prefeito Municipal de Pedra Preta
1º tesoureiro: Faustino Dias Neto - Prefeito Municipal de Santo Antonio do Leverger
2º tesoureiro: Reinaldo Botelho - Prefeito Mun. de São José dos Q. Marcos
CONSELHO FISCAL
Presidente: Lair Martins Rodrigues - Prefeito Municipal de Brasnorte
Membro: Carlos Breno P. Hellenbrandt - Prefeito Municipal de Rio Branco
Membro: Levi José Pedrini - Prefeito Municipal de Diamantino
1º Suplente: Luiz Carlos Rabecini - Prefeito Municipal de Apiacás
2º Suplente: Miguel Milhomem dos Santos - Prefeito Mun. de São Félix do Araguaia
3º Suplente: Juarez Santos - Prefeito Municipal de Dom Aquino
Diretor Superintendente: Adjaime Ramos de Souza
Presidente: João Batista R. Alves - Prefeito Municipal De Barão De Melgaço
Presidente: Aparecido Briante - Prefeito Municipal São José Do Rio Claro
1º vice-presidente: Milton José Toniazzo - Prefeito Municipal De Terra Nova Do Norte
2º vice-presidente: Arnildo Helmut Sulzabacher - Prefeito Municipal De Jaciara
3º vice-presidente: Ezequias Vicente Da Silva - Prefeito Municipal De Brasnorte
4º vice-presidente: Carlos Pirota Neto - Prefeito Municipal De São José Dos Q. Marcos
Secretário Geral: Lélio Teixeira Coelho - Prefeito Municipal De Rosário Oeste
1º Secretário: Paulo César Raye De Aguiar - Prefeito Municipal De Barra Do Garças
2º Tesoureiro: José Domingos Fraga Filho - Prefeito Municipal De Sorriso
Tesoureiro Geral: Joaquim Alves De Moura - Prefeito Municipal De Guiratinga
1º Tesoureiro: Shiguemito Sato - Prefeito Municipal De Araputanga
2º Tesoureiro: José Antônio De Almeida - Prefeito Municipal De São Félix Do Araguaia
CONSELHO FISCAL
Presidente: Edson Rodrigues Borges - Prefeito Municipal De Alto Araguaia
Membro: Frederico Carlos S. De Campos - Prefeito Municipal De Cuiabá
Membro: Osmar Froner De Mello - Pref. Municipal De Chapada Dos Guimarães
1º Suplente: Amedino Pereira Da Silva - Prefeito Municipal De General Carneiro
2º Suplente: Nagib Elias Quedi - Prefeito Municipal De Luciara
3º Suplente: Manoel Ferreira De Andrade - Prefeito Municipal De Tangará Da Serra
Diretor Superintendente: Luiz Mariano De Alencar - 91/92
Presidente: Evaldo Jorge Leite - Prefeito Municipal De Colíder
1º vice-presidente: Herminio Barreto - Prefeito Municipal De Rondonópolis
2º vice-presidente: Dauri A. Mariano - Prefeito Municipal De Pontes E Lacerda
3º vice-presidente: Liceu Alberto Veronesi - Prefeito Municipal De Juína
4º vice-presidente: Aluísio C. Dos Santos - Prefeito Municipal De Alto Paraguai
5º vice-presidente: José N. Da Silva - Prefeito Municipal De Nova Brasilândia
Secretário Geral: Edson R. Borges - Prefeito Municipal De Alto Araguaia
1º Secretário: Lélio Teixeira Coelho - Prefeito Municipal De Rosário Oeste
2º Secretário: João Antonio Ribeiro - Prefeito Municipal De Tesouro
Tesoureiro Geral: Walter Fernandes Fidelis - Prefeito Municipal De Cáceres
1º Tesoureiro: Francisco Teodoro Farias - Prefeito Municipal De Vila Rica
2º Tesoureiro: Israel Nunes Marques - Prefeito Municipal De Denise
CONSELHO FISCAL
Presidente: José Pedro Dias - Prefeito Municipal De Juara
Membro: Sebastião R. Bonfim - Prefeito Municipal De Juscimeira
Membro: Pedro Gil Do Amaral - Prefeito Municipal De Itiquira
Suplente: Sebastião Moreira Lima - Prefeito Municipal De Cocalinho
Suplente: José Tavares Menezes - Prefeito Municipal De Rio Branco
Suplente: Sinobelino Machado Silva - Prefeito Municipal De Jangada
Presidente: Fausto De Souza Faria - Prefeito Municipal De Rondonópolis
1º vice-presidente: Lindberg Ribeiro Nunes Rocha - Prefeito Municipal De Poxoréu
2º vice-presidente: José Pontim - Prefeito Mun. De São Félix Do Araguaia
3º vice-presidente: Darcy Capistrano De Oliveira Filho - Prefeito Municipal De Diamantino
4º vice-presidente: Estevão Torquato - Prefeito Municipal De Cuiabá
5º vice-presidente: Silvio José De Castro Maia - Prefeito Municipal De Alto Araguaia
Secretário Geral: Geraldo Verniano - Prefeito Municipal De Jaciara
1º Secretário: Justino Vicente Quido Da Silva - Prefeito Municipal De Poconé
2º Secretário: Herionaldo Couto Queiroz - Prefeito Mun. De Guarantã Do Norte
Tesoureiro Geral: Joemil José B. Araújo - Prefeito Municipal De Rosário Oeste
1º Tesoureiro: Januário Santana Do Carmo - Prefeito Mun. De Porto Esperidião
2º Tesoureiro: Orlando Pereira - Prefeito Municipal De Juína
CONSELHO FISCAL
Presidente: Delcy Garcia Dos Santos - Prefeito Municipal De Araputanga
Membro: José Gonçalves Filho - Prefeito Municipal De Jauru
Membro: Eduardo Gomes Silva - Prefeito Municipal De Alto Paraguai
Suplente: José Geraldo Riva - Prefeito Municipal De Juara
Suplente: Paulo Ely Ribeiro - Prefeito Municipal De Marcelândia
Suplente: Jerônimo De Carvalho David - Prefeito Mun. De Novo São Joaquim
3º vice-presidente: Juarez Santos - Prefeito Municipal De Dom Aquino
4º vice-presidente: Lindberg Ribeiro Nunes Rocha - Prefeito Municipal De Poxoréo
5º vice-presidente: Germano Luiz Zandoná - Prefeito Municipal De Água Boa
Secretário Geral: Delci Garcia Dos Santos - Prefeito Municipal De Araputanga
1º Secretário: Orlando Pereira - Prefeito Municipal De Juína
Tesoureiro Geral: Jaime Veríssimo De Campos - Prefeito Município De Várzea Grande
1º Tesoureiro: Jair Pereira Duarte - Prefeito Município Porto Dos Gaúchos
CONSELHO FISCAL
Presidente: Anildo Lima Barros - Prefeito Municipal De Cuiabá
Membro: Dionir De Freitas Queiroz - Prefeito Municipal De Pontes E Lacerda
Membro: Nelson Antônio Orlato - Prefeito Municipal De Pedra Preta
Suplente: Nelson De Souza E Silva - Prefeito Municipal De Guiratinga
Suplente: Alinor Luiz Da Silva - Prefeito Municipal De Arenápolis
Suplente: Silvio José De Castro Maia - Prefeito Municipal De Alto Araguaia
A estrutura organizacional da presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios conta com a Assessoria Especial e Controle Interno. A direção da AMM investe na infraestrutura e preparação da equipe técnica para aprimorar a prestação de serviços para as prefeituras e mantém as relações institucionais com os poderes, nas esferas federal e estadual, defendendo os interesses dos municípios e o fortalecimento do municipalismo no Estado de Mato Grosso e no Brasil.
Assessoria da Presidência
O setor é responsável pela recepção dos prefeitos, agendamentos de reuniões internas e externas dos gestores com as autoridades, encaminhamento de documentos, orientações, notas técnicas e demais comunicados aos municípios, elaboração de declaração de presença, recebimento e controle de e-mails direcionados à presidência e outros setores, despacho dos protocolos recebidos e ligações para os prefeitos.
Secretaria Executiva
A Secretaria Executiva trabalha de forma integrada à presidência da AMM e realiza o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas Gerências Técnica Operacional, Apoio aos Municípios, além da Consultoria Contábil e do setor de Capacitação e Eventos. Acompanha a execução dos serviços e as diretrizes da instituição, integrando as demais áreas. Mantém o contato permanente com os gestores e faz o encaminhamento interno e externo das demandas dos municípios. Acompanha as decisões do movimento municipalista nacional e na esfera estadual, em relação aos temas de interesse dos municípios de Mato Grosso. A Secretaria Executiva também trabalha, em conjunto com a presidência, para fortalecer a relação institucional entre a AMM e os poderes constituídos, órgãos e entidades.
Gerência Técnica Operacional
O setor acompanha diariamente e informa as prefeituras sobre a arrecadação das seguintes receitas: ICMS e ICMS-Exportação, Lei Kandir, FETHAB, FEX, FPM, Auxílio Financeiro e outros tributos da União e do Governo do Estado, elaborando planilhas gerenciais das receitas para os gestores. Informa os indicadores econômicos, o comportamento da arrecadação e a previsão de receitas que influenciam diretamente no orçamento das administrações municipais. Verifica as publicações nos Diários Oficiais da União, do Estado e do Tribunal de Contas.
Consultoria Contábil e Econômica
Presta serviços e assessoria na área contábil Orçamentária, Financeira, Patrimonial, Custo e de Gestão Administrativa. Elabora pareceres, informativos, comunicados técnicos e artigos sobre a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Acompanha as apreciações e os julgamentos de contas municipais junto ao Tribunal de Contas do Estado. Elabora defesa de prestação de contas, representa a AMM junto aos órgãos de controle e em conselhos estaduais.
Gerência de Apoio aos Municípios
Acompanha a situação das prefeituras e consórcios intermunicipais junto ao INSS, CEF, Receita Federal, TCE, PGE e Governo do Estado em relação à emissão de certidões negativas e protocolo de documentos dos municípios. O setor também faz o levantamento das pendências junto aos órgãos, acompanha os sistemas de convênios SIGCON e Plataforma + Brasil, além de capacitar e acompanhar os servidores municipais no cadastramento, execução, prestação de contas dos convênios e contratos de repasses.
Capacitação e Eventos
O setor é responsável pela organização, realização e assessoramento em cerimonial nos eventos internos e externos da instituição. Organiza e realiza oficinas, workshop, feiras e outros eventos, além de oferecer suporte às ações da AMM. Mantém os dados das prefeituras atualizados, repassa aos prefeitos informações municipalistas, mobiliza os gestores e servidores das prefeituras para a participação em cursos, videoconferências e outros eventos realizados pela instituição e parceiros. O setor coordena os cursos de capacitação oferecidos pela Associação para todas as prefeituras.
Coordenadoria de Comunicação
A Coordenação mantém atualizado o site e as redes sociais da AMM, com a postagem diária de fotos, vídeos e outros conteúdos, produz o clipping eletrônico com notícias diversas, elabora e distribui com frequência matérias para os meios de comunicação do estado. Divulga as atividades da AMM, dos municípios e conta com o apoio das assessorias das prefeituras para repercutir as ações locais. Organiza entrevistas individuais e coletivas, com o envio de pautas e releases para os jornalistas. Realiza a cobertura jornalística em eventos internos e externos, registro com imagens e fotografia, produz vídeos da instituição, artes dos aniversários dos gestores e dos municípios. Elabora produtos editoriais e publicitários da instituição. Acompanha notícias locais, estaduais e nacionais relacionadas aos municípios e gerencia o plano de comunicação da instituição.
Coordenadoria Jurídica
A Coordenação defende os interesses da AMM e dos municípios em juízo ou fora dele. Emite pareceres, elabora minutas de leis e decretos, cartilhas orientativas, atas, contratos, distrato, ofícios circulares sobre temas relevantes aos municípios, propositura de ações, defesas judiciais e administrativas, interposição de recursos, petição ou requerimento avulso a autoridades, realiza audiências, sustentação oral, revisão e correção de documentos, intervenção para a solução de pendências nos órgãos federais e estaduais, diligências, carga de processos, digitalização e envio de cópias de processos. Os atendimentos aos gestores são presenciais, on-line ou por telefone.
Central de Projetos
A Coordenação elabora projetos de engenharia e arquitetura que visam a captação de recursos para a execução de obras nos municípios. O trabalho é desenvolvido por cerca de 50 profissionais, entre arquitetos, engenheiros civis, eletricistas, sanitaristas, ambientais, agrônomo, topógrafo e geólogos que atendem as solicitações dos gestores municipais. São elaborados projetos nas áreas de Saúde, Educação, Social, Infraestrutura Urbana, Saneamento, Iluminação, Meio Ambiente, Esporte, Lazer, Turismo, Agroindústria, entre outros. As equipes visitam os municípios e elaboram os projetos, atendendo as solicitações dos gestores municipais.
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