Notícias
Várzea Grande avança no Programa Muxirum da Alfabetização
Publicado em: 14 de junho de 2017
Fonte:Assessoria da Prefeitura

O município de Várzea Grande participa como parceira no programa Muxirum da Alfabetização lançado oficialmente pelo governador Pedro Taques, na tarde de segunda-feira, (12), no Palácio Paiaguás. A iniciativa do Governo do Estado tem como meta diminuir a taxa de analfabetismo registrada em Mato Grosso, alfabetizando cerca de 11.200 jovens, adultos e idosos, até dezembro de 2018. 

Inicialmente, nove municípios mato-grossenses foram selecionados para a implantação do programa, a partir da situação geográfica e pelo índice de analfabetismo, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento de Mato Grosso (Seplan), que contempla a faixa etária de 15 aos 69 anos. 

O governador Pedro Taques lembrou que as pessoas precisam de uma educação formal para que tenham melhor qualidade de vida. “Alfabetizar essas pessoas, para a nossa administração, é mais importante do que construir estradas, do que entregar viaturas para a polícia ou reformar escolas. Neste programa, estamos tratando de gente. As pessoas merecem respeito, dando a elas a oportunidade de ter um caminho melhor. Isso é um compromisso de todos”. 

Os municípios contemplados na primeira etapa do programa foram Acorizal, com 914 pessoas analfabetas, ou seja 19,8% da população do município, Chapada dos Guimarães, com 1.554 (10,6%), Ipiranga do Norte, com 180 (4,3%), Jangada, com 1.042 (17,1%), Nossa Senhora do Livramento, com 1.863 (19,1%), Nova Brasilândia, com 643 (16,9%), Planalto da Serra, com 255 (11,6%), Tapurah e  com 381 (4,4%). Várzea Grande, sendo a segunda maior cidade do Estado de Mato Grosso com cerca de 300 mil habitantes, apresenta o índice de apenas 4,9% com 10.294 pessoas que não sabem ler e escrever. 

Para dar andamento ao programa, nessas localidades foram capacitados mais de 270 alfabetizadores com metodologia Paulo Freire, que estão atuando em 278 turmas. 

Em Várzea Grande, as aulas tiveram início no mês de maio e ocorrem em diversos espaços, como salões paroquiais, igrejas, centros comunitários, centro de ressocialização, sedes de fazendas, até mesmo nas residências dos alfabetizadores, além de escolas municipais e em espaço oferecido pelo Várzea Grande Shopping.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, o município está atendendo 677 alfabetizandos, divididos em 51 turmas, orientados por 43 alfabetizadores na área urbana. Na zona rural, 243 alfabetizandos estão sendo atendidos divididos em 31 turmas por 24 alfabetizadores. “Várzea Grande é o município com maior participação no Muxirum entre todas as cidades inscritas nesta primeira etapa do programa com 920 alfabetizandos”, revelou.

O servidor da Prefeitura de Várzea Grande, Clovis Pereira de Oliveira falou representando os alfabetizandos no lançamento do programa Muxirum da Alfabetização. Para ele o Programa representa a mudança da sua vida. Vai poder ler e assinar seu nome nos documentos oficiais e interagir com os netos em leituras e nos trabalhos de escola. “Estou realizando o meu maior sonho, nesta fase da minha vida. Saber ler e escrever é devolver a minha dignidade, porque não pude fazer isso enquanto trabalhava para sustento de toda a  minha família. Continuo trabalhando, mas os filhos já estão se virando na vida, agora posso pensar um pouco em realizar o que sempre quis e sonhei. Ler e escrever”.

Tags: VárzeaGrandeeducaçãoprograma
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
AMM defende aprovação de projeto que cria o Sistema Nacional de Educação
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades
AMM
Atendimento
(65)2123-1200
Associação Mato-grossense dos Municípios
Av.Historiador Rubens de Mendonça,3920
CEP:78.049-938
Cuiabá - Mato Grosso
© 2015 - Todos os direitos reservados