Notícias
Profissionais de saúde dos PSFs de Chapada recebem treinamento sobre tuberculose
Publicado em: 14 de novembro de 2017
Fonte:Assessoria da prefeitura

O Escritório Regional de Saúde de Cuiabá em parceria com a secretaria Municipal de Saúde realiza nesta segunda (13) e terça-feira (14), no auditório do Ministério Público e na Câmara Municipal a Oficina da Tuberculose.

A Oficina é destinada para todos os médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem dos PSFs de Chapada dos Guimarães. Hoje, Chapada conta com quatro PSFs na zona urbana e quatro na zona rural. As aulas teóricas serão no auditório do Ministério Público, já as aulas práticas na Câmara Municipal, onde os médicos receberão manejo clínico.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, o objetivo é treinamento desses profissionais para um diagnóstico mais rápido e preciso. Conforme dados da secretaria são 46 casos notificados de tuberculose em Chapada, fora os casos dos reeducandos do presídio local.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). O tratamento todo é oferecido pelo SUS- Sistema Único de Saúde, com rigoroso controle da medicação, uma vez que o tratamento leva meses para ser concluído.

Transmissão

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

Sintomas de Tuberculose

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos ou meses. Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais freqüente são; tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado e rouquidão.

Em casos mais graves a tuberculose apresenta dificuldade na respiração, eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão, acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão). Caso haja comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Tags: Chapada dos GuimarãesSaúdeTreinamento
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
AMM defende aprovação de projeto que cria o Sistema Nacional de Educação
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades