Notícias
Prefeito investe em diversas áreas para garantir desenvolvimento do município
Publicado em: 14 de junho de 2017
Fonte:Agência de Notícias da AMM

A prefeitura de Tapurah finalizou a reforma e reestruturação do laticínio que atende aos pequenos produtores do assentamento Santa Luzia. O prédio passou por obras da rede elétrica, hidráulica e agora conta com novos equipamentos para a produção de leito de saquinho e queijo. A produção será destinada para a merenda das seis escolas municipais e também serão comercializados na feira municipal.

O prefeito Iraldo Ebertez afirmou que a associação de produtores irá administrar a agroindústria, que deve beneficiar cerca de 30 produtores familiares. Ele também contou que está é uma das ações que visam aumentar o volume de leite produzido no município. “Os produtores que antes precisavam vender seu leite para Lucas do Rio Verde, agora poderão comercializar o produto beneficiado e com certificação no próprio município”, frisou.

A agroindústria tem capacidade de beneficiamento de 2.400 litros por dia. A produção obedecerá às exigências previstas para a liberação do Selo de Inspeção Municipal, que garante a certificação sanitária dos produtos.

Outra ação do executivo municipal para fomentar a agricultura familiar foi a criação da “moeda verde”. A ação premiará os servidores públicos com melhor assiduidade com um vale de R$ 30 para serem utilizados na aquisição de alimentos na feira municipal.

Educação

Desde o primeiro dia do ano letivo os alunos da rede municipal de ensino contam com uma nova refeição nas escolas, o café da manhã. Como parte de um conjunto de iniciativas que visam a melhora nos índices que avaliam o desempenho da educação básica, o café proporciona um reforço nutricional para as crianças.

De acordo com Iraldo, os resultados já são percebidos. “Estamos recebendo depoimentos de vários professores de que o café da manhã proporcionou um melhor aproveitamento das aulas por parte dos alunos”, comentou.

Os estudantes ainda recebem todas as sextas-feiras 1 litro de leite e oito pães para levar para casa e consumir no final de semana com a família. “Além disso estamos tentando aproximar escola e família, trazendo os responsáveis por essas crianças pelo menos uma vez por mês para o ambiente escolar”, afirmou o prefeito.

A meta do gestor é elevar a pontuação do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ficando entre as 10 primeiras posições.

Infraestrutura

A prefeitura de Tapurah, em parceria com a associação de produtores e governo do estado está pavimentando um trecho de 10 quilômetros da rodovia MT-010. A estrada liga a cidade aos municípios de Sorriso e Ipiranga do Norte.

O executivo municipal disponibilizou o maquinário e a mão de obra necessária para empreendimento, os produtores rurais forneceram os agregados minerais, levantamento topográfico, sondagem de terreno e laboratório e o estado repassou o material betuminoso e o óleo diesel.

De acordo com Iraldo, a obra é fundamental para a infraestrutura de transporte do município. “O município de Sorriso é referência na região em saúde, por exemplo, e a MT-010 é uma alternativa para diminuir o tempo no transporte de pacientes entre os municípios”, explicou.

Tags: Taouraheconomiaagriculturaeducação
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
AMM defende aprovação de projeto que cria o Sistema Nacional de Educação
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades
AMM
Atendimento
(65)2123-1200
Associação Mato-grossense dos Municípios
Av.Historiador Rubens de Mendonça,3920
CEP:78.049-938
Cuiabá - Mato Grosso
© 2015 - Todos os direitos reservados