A prefeita Thelma de Oliveira (PSDB) participou na tarde desta segunda-feira (12), no Palácio Paiáguas, junto com a secretária Municipal de Educação, Hellen Cristina Xavier Moreira, do lançamento do Programa “Muxirum da Alfabetização”.
“Cerca de 8% da população mato-grossense, ou 250 mil pessoas, não sabe ler e nem escrever, 70% desses analfabetos, na feixa etária de 15 a 60 anos, reside na área urbana. Este Programa vem para reduzirmos esses números e darmos mais cidadania a essas pessoas”, disse Thelma.
Muxirum é um programa idealizado pelo governo do Estado em parceria com as prefeituras, com a finalidade de alfabetizar jovens, adultos e idosos. O ‘Muxirum da Alfabetização, que faz parte do programa Pró-Escola, tem a finalidade de promover ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas, a qualidade do ensino público do Estado e reduzir o analfabetismo.
Em Chapada, serão 56 turmas totalizando 618 alunos. A previsão dos organizadores é a abertura de mais 23 turmas, totalizando 79 turmas para a formação.
O programa contempla neste ano os municípios de Chapada dos Guimarães, Ipiranga do Norte, Planalto da Serra, Nossa Senhora do Livramento, Tapurah, Nova Brasilândia, Acorizal e Jangada.
As taxas de analfabetismo nos municípios participantes do projeto-piloto variam de 5,2% a 23,6% das respectivas populações.
O alfabetizador precisa ter o diploma de magistério ou pedagogia ou ter o ensino médio completo e a disponibilização de horário. O salário é de R$ 500 reais mensal. O curso terá duração de 180 dias, ou seja de seis meses, totalizando 270 horas. As aulas deverão ocorrer em escolas e espaços diversos, como salões paroquiais, sedes de fazendas e até mesmo nas residências.