Notícias
Nova Agenda Urbana é apresentada durante a 1º Marcha a Cuiabá
Publicado em: 12 de julho de 2017
Fonte:Agência de Notícias AMM

Com o objetivo de desenvolver uma nova estratégia para o desenvolvimento urbano, com menos impacto e mais qualidade de vida, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) apresentou durante a 1ª Marcha a Cuiabá - Prefeitos e Vereadores em Defesa dos Municípios Mato-Grossenses, a Nova Agenda Urbana. O evento foi promovido pela AMM  e União das Câmaras Municipais de Mato Grosso – UCMMAT, com o apoio da Assembleia Legislativa (AL).

O projeto tem o objetivo de atender os municípios que possuem menos de 20 mil habitantes, com isso, 106 dos 141 municípios de Mato Grosso devem ser contemplados. A Nova Agenda Urbana será financiada pela AMM, AL, e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Segundo o presidente do CAU/MT, Wilson Fernando Vargas de Andrade, o projeto visa despertar uma nova maneira de enxergar a cidade. “Entender que a cidade é feita por pessoas que convivem nesse ambiente urbano mutuamente. A Nova Agenda Urbana é uma preocupação com a ocupação do território de uma forma humana, não física e ambiental somente, existem pessoas cada vez mais ocupando esses territórios. Então se a ocupação não for adequada, se não tiver um plano ela se torna insalubre, degradadora, o que leva o que estamos vendo, poluição de rios, comprometimento do abastecimento de água. A cidade é composta por pessoas e é pra elas que devemos ter uma organização governamental, de serviços e mercado”, assinalou.

 “Queremos oferecer a esses municípios a oportunidade de discutir e elaborar planos que vão orientar um desenvolvimento socioeconômico e urbanístico de maneira mais inteligente e sustentável”, afirmou o presidente do CAU/MT.

Wilson ressaltou que esse processo dependerá exclusivamente do empenho dos gestores das cidades e moradores em se adequarem aos Planos Diretores Participativos. Depois de iniciado, o programa deve ter duração de 3 anos.

Tags: Marcha a CuiabáNova Agenda UrbanaMunicípios
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
AMM defende aprovação de projeto que cria o Sistema Nacional de Educação
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades