Notícias
No encerramento do PNAIC, atores se reúnem e avaliam atividades
Publicado em: 10 de agosto de 2018
Fonte:Assessoria da prefeitura

O local do encerramento foi o Centro de Educação Básica “Prof.ª Maria Honorata de Campos”, no bairro Santa Clara, com início por volta das 19:30 horas, quando coordenadores, professores, assessora pedagógica e secretária municipal de Educação, avaliaram o funcionamento do Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em 2018.

No encerramento, os professores das escolas da rede municipal e estadual estiveram juntos para análise do que foi o ano do PNAIC, que é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos, federal, dos estados e municípios, desde 2012, com vistas a atendimento da Meta 5, do Plano Nacional de Educação (PNE), este que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3.º ano do Ensino Fundamental, conforme dados informados pela assessoria pedagógica municipal, sob Edilene Rodrigues.

O PNAIC foi lançado em 2012 e teve continuidade de 2013 a 2018, com o município de Nobres participando de todas as edições, oferecendo formação continuada aos professores de alfabetização dos 1.ºs aos 3.ºs ano, e desde 2017 e 2018, foi incluso a Pré-escola e Programa Novo Mais Educação.

A formação total contou com 67 professores e três mediadores da aprendizagem, articuladores da Escola PNME.

Os professores formadores são Elizângela Barbosa, Maria Cargnim Parzianello, Izabel Ribeiro e Zuleide Auxiliadora de Oliveira e como coordenadora local do programa, a prof.ª Edilene S. Campos Rodrigues.

Na noite de 08 de agosto de 2018, durante o encerramento do PNAIC, vários professores argumentaram sobre as atividades no ano de 2018, com as opiniões positivas sobre as possibilidades que foram abertas no campo da experiência profissional com aprendizado que acrescentaram conhecimento.

A secretária municipal de Educação, Edilman Rondon, avaliou o PNAIC de forma positiva e falou do apoio do prefeito Leocir Hanel em relação ao papel da Educação no âmbito do município. A professora e formadora do PNAIC, Elisângela Barbosa, convocada de forma surpreendente para integrar o Plano, falou da experiência adquirida e agradeceu a diretora Cida Rondon, do “Maria Honorata”, pelo espaço cedido para o encerramento do curso.

Em seguida, foi servido delicioso jantar aos participantes, com equipes representativas da zona rural e urbana.

Tags: NobresPNAICReunião
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
Mobilização Municipalista Nacional
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades