Notícias
Municípios participam do 1º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef
Publicado em: 12 de março de 2018
Fonte:Agência de Notícias da AMM

Teve início nesta segunda-feira (12), na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, o 1º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef. O evento reúne articuladores e presidentes de conselhos municipais de 46 cidades que aderiram ao projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância e conta com a coordenação da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso - APDM. Nesta etapa, os participantes receberão instruções sobre a metodologia adotada para a edição 2012-2020, as formas de apoio aos municípios, as atividades que serão desenvolvidas no âmbito do Selo e os resultados esperados.

A abertura dos trabalhos contou com a participação da assistente social da APDM, Letícia Albuquerque, que representou a presidente da entidade, a primeira-dama de São Pedro da Cipa, Rafaele Oliveira Russi. Ela lembrou que a Associação é parceira do projeto há muitos anos, apoiando as prefeituras no fortalecimento das políticas sociais.  “É uma honra retomar essa parceria com a Unicef, pois nós conhecemos as dificuldades dos municípios e sabemos que a proposta do programa, com ações planejadas, contribui para a melhora dos indicadores e da realidade das crianças e adolescentes que se estão em vulnerabilidade social”, acrescentou.

De acordo com a assessora de Comunicação da Unicef, Ida de Oliveira,  uma das novidades da 3ª edição é o enfoque dado à participação dos adolescentes na implementação do Selo. “Os articuladores devem trazer para o programa os adolescentes do município, de forma que eles possam dialogar com a gestão pública e participar da criação de soluções para superar os desafios na execução das políticas de garantia dos seus direitos”, explicou.

Os municípios também contarão com uma estrutura virtual de apoio, que inclui o site do programa, plataforma virtual de monitoramento, grupos de discussões no Whats App e Facebook. Conforme ressaltou a assessora, os canais de comunicação com os parceiros do Selo foram ampliados, de modo a proporcionar também a troca de informações entre os municípios e dando visibilidade às boas práticas.

A solenidade também contou com a participação da secretária-adjunta de Estado de Assistência Social, Marilê Ferreira, e do secretário de Assistência Social do município de Tangará da Serra, Agnaldo Garrido, representando o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – Coegemas-MT .

Durante os dois dias de capacitação, os participantes serão orientados para a promoção das atividades do Selo no âmbito municipal, entre elas: a formação de uma comissão intersetorial, a realização do 1º Fórum Comunitário, para apresentação do programa e diálogo com a comunidade e a constituição dos núcleos de adolescentes.

Uma nova etapa do ciclo será realizada na próxima quinta e sexta-feira (15 e 16) em Sinop, onde serão atendidos outros 28 municípios participantes.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, que vivem na região do Semiárido e Amazônia brasileira. As ações do programa estão estruturadas em torno de quatro objetivos principais: garantir políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos; garantir políticas sociais de qualidade para crianças e adolescentes vulneráveis; prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência; e promover o engajamento e participação dos cidadãos.

Em Mato Grosso, o projeto conta com a parceria da AMM, ADPM, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso – Undime/MT, Coegemas/MT, Instituto Peabiru e Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social – Setas/MT.

Tags: AMMAPDMUnicefSelo Unicefcapacitação
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades