Notícias
Municípios das regiões de nascentes do Pantanal se unem em busca de melhorias para a população
Publicado em: 13 de abril de 2018
Fonte:Assessoria da prefeitura

Esta foi a tônica da reunião dos Consórcios Intermunicipais do Complexo Nascentes do Pantanal e de Saúde do Oeste de Mato Grosso, realizada no último dia 06 de abril em Porto Esperidião onde Prefeitos de 13 municípios da região foram recepcionados pelo Prefeito de Porto Esperidião Martins Dias de Oliveira em reunião que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores da cidade.

Na Pauta principal da assembleia do Consórcio de Saúde foi apresentado o projeto de aquisição de medicamentos e produtos hospitalares onde técnicos da SES – Secretaria de Estado de Saúde apresentaram aos prefeitos os termos de funcionamento do projeto e suas responsabilidades e também fora apresentado em termos gerais o diagnóstico sobre o funcionamento das farmácias básicas nos municípios e individualmente apresentado a cada prefeito a situação da Farmácia Básica de seu município.

O Presidente do Consórcio de Saúde, prefeito Ronaldo Floreano dos Santos anunciou a destinação de recursos na ordem de 2 milhões por parte do Ministério da Saúde, em ação promovida pelo Deputado Ezequiel Fonseca. Recursos que serão utilizados no custeio de cirurgias, consultas e procedimentos médicos. “Esses recursos são fundamentais para reduzirmos a fila de espera de nossa população por cirurgias. Com certeza esta ação do Deputado Ezequiel irá proporcionar qualidade de vida e saúde a muitas famílias da região, terminando com o sofrimento dessas famílias que há muito esperam por uma cirurgia”, concluiu o Prefeito de São José dos Quatro Marcos.

Já na pauta do Consórcio de Desenvolvimento do Complexo Nascentes do Pantanal o presidente Wemerson Adão Prata, Prefeito de Salto do Céu, começou por anunciar a liberação dos recursos da Rota do Peixe, dizendo aos prefeitos que ao final do ano de 2017 foram liberados 980 mil reais das emendas do Deputado Ezequiel Fonseca para as ações da Rota do Peixe, que contemplam inicialmente a aquisição de uma máquina PC para a construção de tanques escavados, aquisição de ração para peixe, serviços de consultoria para elaboração dos projetos e aquisição de uma camionete para a assistência técnica. “Esses recursos disponibilizados pelo Deputado Ezequiel já estão em conta e hoje estamos aprovando crédito especial no orçamento do Consórcio para darmos inicio a execução dos trabalhos e ações da Rota do Peixe que com certeza trará oportunidades, emprego e renda ás famílias de pequenos agricultores da nossa região”, disse o presidente Wemerson, que também anunciou que nos próximos dias serão creditados ao Consórcio outros 900 mil reais para aquisição de mais duas escavadeiras hidráulicas tipo PC e uma prancha para o transporte das máquinas, também destinados ao Projeto Rota do Peixe. Apenas, ficando na expectativa da liberação ainda este ano de quase 3 milhões para a implantação do frigorífico de peixe que irá atender ao projeto, ressaltando que todos os recursos são da parte das emendas parlamentares de Ezequiel Fonseca.

Outra pauta importante foi apresentado pela Médica Veterinária Carolina Ferrari, servidora do Município de São José dos Quatro Marcos que está a serviço do Consórcio para coordenar a implantação do Sistema Municipal de Inspeção Integrado que com a aprovação da nova Lei do SUSAF permitirá a comercialização dos produtos registrados e inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal, em todo o território mato-grossense. Segundo o Prefeito Martins esta é uma ação do Consórcio que vai gerar oportunidades na região, proporcionando que os produtos das pequenas agroindústrias familiares possam ser comercializados além das fronteiras do município. Com a ampliação do mercado consumidor poderão ser feitos os investimentos necessários para adequar as unidades produtivas e aumentar a produção, gerando muitos postos de trabalho e renda”, concluiu.

 

Também foi colocado em pauta o inicio da operação do aterro sanitário do consórcio, implantado em Mirassol D’Oeste e que irá receber como disposição final o lixo de 13 municípios do Consórcio. O presidente Wemerson apresentou a todos a Licença de Operação emitida pela SEMA/MT no último dia 14 de fevereiro, que autoriza o inicio da operação. Disse ainda que o Consórcio está tomando todas as providencias para viabilizar a operação do aterro o mais rápido possível.

Ao final da reunião o trabalho da Patrulha Rodoviária que atua nas rodovias estaduais não pavimentadas no âmbito do Consórcio foi discutida, tendo sido destaque o excelente trabalho e ajuda que este maquinário proporciona em apoio aos municípios da região, mas também fora levantado a falta de compromisso da SINFRA em manter os repasses em dias, sendo que foi apurado que o déficit dos repasses já acumula a casa de 1 milhão de reais e isto pode estar afetando as ações do Consórcio. Afinal houve entendimento entre os gestores municipais e definido o cronograma de atividades da Patrulha nesta ordem, iniciando por Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Jauru, Figueirópolis D’Oeste, Indiavaí, Reserva do Cabaçal, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Lambari D’Oeste e Salto do Céu. Os municípios de Glória D’Oeste, Rio Branco, Curvelândia e Cáceres não participam desta ação.

E após o término da reunião, o prefeito Martins convidou todos os Prefeitos e demais participantes para um delicioso almoço que seria servido aos mesmos, com o intuito principal de que assim pudessem de uma forma mais tranquila e descontraída tratar de assuntos pertinentes a proximidade de cooperação de um modo geral entre os municípios circunvizinhos de nossa região. 

Participaram da reunião os Prefeitos de Porto Esperidião, Martins Dias de Oliveira, de Araputanga Joel Marins de Carvalho, de Cáceres Francis Maris Cruz, de Curvelândia Sidinei Custódio da Silva, de Figueirópolis D’Oeste Eduardo Flausino Vilela, de Glória D’Oeste Paulo Remédio, Indiavaí Valteir Quirino dos Santos, de Jauru Pedro Ferreira de Souza, de Lambarí D’Oeste Edvaldo Alves dos Santos, de Mirassol D’Oeste Euclides da Silva Paixão, de Salto do Céu  Wemerson Adão Prata e de São José dos Quatro Marcos Ronaldo Floreano dos Santos.

 

 

Tags: ConsórciosPorto EsperidiãoReunião
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
AMM irá auxiliar os prefeitos para manutenção dos serviços bancários nos municípios
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades