Notícias
Escolas de Várzea Grande participam da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
Publicado em: 13 de março de 2018
Fonte:Assessoria da prefeitura

Quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande foram selecionadas para participar da etapa escolar da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A etapa escolar da conferência será realizada de 22 a 29 de março em Várzea Grande. As escolas selecionados foram as EMEBs Senhora Dirce Leite de Campos, Paulo Freire, Maria Barbosa e CAIC Gonçalo Domingos de Campos.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A ação busca estimular a pesquisa e a participação democrática nas escolas para refletir sobre as questões socioambientais.

Com o tema: “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando Das Águas” a Conferência deste ano vai focar no desafio da comunidade escolar em dialogar de forma participativa sobre os problemas socioambientais locais, reconhecer a situação da escola e elaborar um projeto de ação sobre a temática da água. 

Para contribuir com os trabalhos e auxiliar os estudantes na elaboração dos projetos e estudos que serão apresentados, a Educação Ambiental da Superintendência Pedagógica programou um cronograma de visitas dos participantes a Estação de Tratamento de Água do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande – DAE e oficinas com os alunos para debater o tema da conferência.

Os alunos visitaram o DAE e foram recepcionados pelo servidor Benedito Justiniano Pedraça que atua como Operador de Sistema de Água e Esgoto doórgão. Benedito Justiniano explicou e in loco mostrou aos alunos  sobre os processos de captação, decantação, filtração e da adição de substancias químicas com o cloro e sulfato de alumínio para que a água se torne apropriada para o consumo humano.

Durante a visita, os alunos observaram o trabalho de manutenção e distribuição de água, realizado pelo DAE e a importância do uso racional da água, uma vez que, desde sua captação até as etapas de tratamento e distribuição, o processo tem um custo elevado para que a água chegue com qualidade aos lares dos varzeagrandense. “Estamos sempre em campanha para alertar a população sobre as consequências graves do desperdício de água e ainda sobre os riscos à saúde pela contaminação da água em consequência de  ligações clandestinas. A redução do desperdício de água e da poluição do Rio Cuiabá são nossos desafios imediatos e cotidianos” declarou o técnico do DAE.

Para o secretário Silvio Fidelis, os alunos das escolas selecionadas estão empenhados em se destacar na 5ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizando as visitas e atividades elaboradas sobre a temática pela Educação Ambiental. Segundo Fidelis “o objetivo é pensar em como a escola pode apoiar processos de transformação de valores, atitudes, hábitos e comportamentos para o uso sustentável da água. É preciso combinar ações coletivas que possam realmente transformar as nossas relações com o meio ambiente e consequentemente o cuidado com as águas” destacou.

Tags: Várzea GrandeEducaçãoMeio Ambiente
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades