Notícias
Em Nova Olímpia caminhada exige o fim da violência sexual contra crianças e adolescentes
Publicado em: 19 de maio de 2017
Fonte:Assessoria da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Olímpia seguindo orientação da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) realizou nesta quinta-feira dia (18), uma caminhada de mobilização para o “18 de Maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

O evento que teve início as 07h00 da manhã contou com a presença de autoridades do Judiciário, Vereadores, Secretários do Governo Municipal, Diretores, Coordenadores, Professores, Conselho Tutelar, COMDICA, Policia Militar, Meio Ambiente, Crianças, adolescentes e a sociedade civil participam nesta quinta-feira da Caminhada de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes. O ponto de partida da caminhada foi a sede do Conselho Tutelar tendo como destino final o pátio do Auto Posto Tropical localizado na Avenida Mato Grosso no centro da cidade. Os alunos das redes; municipal e estadual se manifestaram durante o trajeto, através de cartazes, faixas relacionados ao tema. Na oportunidade estiveram participando do evento Juiz da 1º vara, Silvio Mendonça e o promotor de Justiça, Anderson Yoshinari Ferreira Cruz ambos da Comarca de Barra do Bugres.

Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, no dia 22, a Juíza da infância e Adolescência, Melissa de Lima Araújo vai ministrar uma palestra abordando assuntos relacionados ao tema na sede CRAS, com início às 19h00.  

A CAMPANHA

Realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ECPAT Brasil, em parceria com a SNDCA, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Polícia Rodoviária Federal e ChildHood, a campanha tem o slogan ‘Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescente’.

A ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Desde 2009 utiliza como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

18 DE MAIO: A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Tags: Nova Olímpiacampanhasegurança pública
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
AMM defende aprovação de projeto que cria o Sistema Nacional de Educação
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades
AMM
Atendimento
(65)2123-1200
Associação Mato-grossense dos Municípios
Av.Historiador Rubens de Mendonça,3920
CEP:78.049-938
Cuiabá - Mato Grosso
© 2015 - Todos os direitos reservados