Notícias
Em evento municipalista, ministro do TCU destaca falta de governança no país
Publicado em: 19 de maio de 2017
Fonte:Agência CNM

“Sabemos que o desafio é grade para todos nós, mas preciso dizer: a falta de governança é um maiores problemas de nosso país”. A declaração foi feita pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que participou da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Nesta quinta-feira, 18 de maio, dia de encerramento do evento, o ministro do TCU foi um dos palestrantes na plenária Controle e Governança. Para Nardes, os gestores municipais precisam entender que “é necessário fazer uma qualificação e ter um planeamento muito antes da eleição”. Ele frisou que esse é o alerta que tem dado aos gestores.

“Não façam nada sem planejamento, façam avaliações de risco”, reforçou o ministro. Para ele, a crise governamental que o Brasil tem enfrentados dos últimos anos é um reflexo da falta de governança e da não avaliação dos riscos.

Nardes apresentou alguns números sobre gestão governamental no País elaborados pelo TCU e pontou que “apenas 14% dos Municípios tem indicativos de boa governança”.

Por outro lado, o ministro garantiu que esse não é um problema só dos Municípios, mas também dos Estados e da União. Nardes exemplificou “no caso da UPAs [Unidade de Pronto Atendimento], muitas foram construídas e agora estão vazias. O que aconteceu? Porque estão abandonadas? Essas obras foram pagas com o dinheiro de todos os brasileiros”.

O ministro do TCU fez um compromisso com os Municípios de que para o próximo semestre será realizado o Fórum Nacional de Controle. O evento, segundo ele, será realizado em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e terá o escopo de descobrir e trabalhar nos gargalos da estrutura da governança municipal.

Ao final, Nardes destacou: “Não podemos perder a esperança. Vocês são a esperança para que esse país volte a andar”.

Tags: XX Marcha CNMTCUpolítica
Notícias relacionadas
Diário Oficial
Cadastro de Atas
Municípios
Vídeos
AMM defende aprovação de projeto que cria o Sistema Nacional de Educação
Curta e Compartilhe nosso conteúdo!
Consórcios Intermunicipais
Novidades
AMM
Atendimento
(65)2123-1200
Associação Mato-grossense dos Municípios
Av.Historiador Rubens de Mendonça,3920
CEP:78.049-938
Cuiabá - Mato Grosso
© 2015 - Todos os direitos reservados